Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Moro x Lula: o primeiro encontro cara a cara

Na semana que antecede seu depoimento ao juiz, o ex-presidente recebe dois petardos

Por Da redação
5 Maio 2017, 20h32

O ex-presidente Lula se sentará diante do juiz Sergio Moro nesta quarta-feira, às 14 horas, para prestar seu primeiro depoimento ao magistrado que virou herói nacional no comando da Lava-Jato. Lula chega alquebrado a esse momento crucial. Há três semanas, o empreiteiro Léo Pinheiro, da OAS, disse que foi aconselhado por Lula a destruir provas da corrupção. Nesta sexta-feira, o ex-presidente recebeu outro petardo, talvez ainda mais potente. Renato Duque, ex-diretor da Petrobras, disse que Lula o aconselhara a fechar sua conta secreta na Suíça, também com o objetivo de eliminar pistas da roubalheira. A própria soltura do ex-ministro José Dirceu, tão criticada nas redes sociais, é má notícia para Lula. Dirceu deixou a prisão provisória rumo à liberdade provisória — pois voltará em breve para a cadeia, calcula sua defesa, assim que for condenado em segunda instância pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Portanto, o que pareceu a muitos uma derrota estrondosa para a Lava-Jato representa, na verdade, o seu fortalecimento. E uma Lava-Jato forte, higienizada de eventuais excessos e livre de acusações de desvio é tudo de que o ex-­presidente Lula não precisa. Com tamanho bombardeio à sua volta, o ex-presidente vem planejando dar ao seu depoimento ares de lucha libre, aquela modalidade de disputa meio acrobática e meio circense celebrizada pelos mexicanos, em que os lutadores usam máscaras coloridas e fazem movimentos abusadamente cênicos. Para completar o quadro, Lula aposta na saída de sempre: convocar as massas para o seu depoimento.

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.