Moraes afasta prefeito de cidade do Mato Grosso por encorajar golpe
Segundo Ministério Público, Carlos Capeletti, alcaide de Tapurah, incitava manifestantes a bloquearem estradas

O Ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, determinou o afastamento do prefeito do município matogrossense de Tapurah, Carlos Capeletti (PSD). Ele é acusado de incitar atos anti-democráticos ma cidade. A medida vale por 60 dias e atende a solicitação do Ministério Público, que entendeu que o político incentivava manifestantes pró Bolsonaro a bloquearem rodovias da região.
Desde que Luiz Inácio Lula da Silva venceu as eleições, diversas estradas têm sido bloqueadas por pessoas que pedem intervenção das Forças Armadas, sob o pretexto não comprovado de que o pleito foi fraudado.
A decisão do Ministro ainda ordena a multa de 100 mil reais para os proprietários de cada caminhão envolvido nos bloqueios golpistas, somados de 20 mil reais a cada hora que os veículos passarem nos protestos.
“O ministro afirmou que o deslocamento de caminhões para arredores de prédios públicos, em especial instalações militares, com fins de rompimento da ordem constitucional, pode configurar o crime de Abolição Violenta do Estado Democrático de Direito”, explica o comunicado do STF.
https://twitter.com/STF_oficial/status/1600591329150799873