Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Ministro é aconselhado a encerrar carreira no TCU com julgamento do 5G

Políticos de diversos partidos trabalham por aposentadoria antecipada de Raimundo Carreiro e pela indicação de Kátia Abreu para a vaga

Por Laryssa Borges Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 15 ago 2021, 12h20

O ministro Raimundo Carreiro, do Tribunal de Contas da União (TCU), foi aconselhado a encerrar sua passagem pela Corte com um julgamento crucial para o governo, a análise do edital para a adoção de internet 5G no país. O tema está pautado para o próximo dia 18 no Plenário do TCU e, segundo interlocutores, poderia marcar a aposentadoria antecipada de Carreiro e o início da tramitação para que ele seja indicado como embaixador do Brasil em Portugal.

Ex-secretário-geral do Senado indicado pela Casa Legislativa ao TCU, Carreiro oficialmente se aposentaria em setembro de 2023, mas emissários do governo o convidaram a antecipar a saída do tribunal e assumir um posto diplomático no exterior. A ideia é que, com sua saída, a senadora Kátia Abreu (Progressistas-TO) possa ser indicada ao cargo. Ela conta com apoios dentro do MDB, de partidos do Centrão e até de auxiliares do presidente Jair Bolsonaro, que acreditam que, por ter sido forjada na política, ela não se voltaria contra prefeitos, governadores e contra o governo federal na análise de prestações de contas e contratos.

Uma das sugestões apresentadas a Carreiro é a de que, após a avaliação do edital do 5G, ele peça férias do TCU para evitar participar de outros julgamentos enquanto o governo brasileiro apresenta seu nome – ou agrément na linguagem diplomática – ao governo português para que ele ocupe o posto máximo da embaixada brasileira em Lisboa. Neste intervalo, parlamentares trabalhariam por uma ampla aceitação do nome de Kátia Abreu. A senadora é presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado e caberia a ela agendar a análise do nome de Carreiro para o novo posto.

Desde que o ministro do TCU foi consultado pela primeira vez sobre a possibilidade de antecipar a aposentadoria, políticos ventilaram como substituto o também senador Antonio Anastasia (PSD-MG), que foi sondado se concordaria em concorrer à indicação. Nem Anastasia nem a senadora assumem publicamente a candidatura. Nos últimos dias o primeiro deu indícios de que pode jogar a toalha ao anunciar publicamente ser candidato à reeleição ao Senado, enquanto Kátia foi aconselhada a submergir para dar tempo às articulações de apoiadores.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.