MG: Kalil cresce e alcança a menor diferença para Zema, segundo o Ipec
Ex-prefeito chegou a 34% e está onze pontos atrás do governador, encurtando uma distância que já foi de dezoito pontos

Uma semana depois da última pesquisa, o Ipec voltou a atualizar os números da corrida pelo governo de Minas Gerais nesta terça-feira, 27. O governador Romeu Zema (Novo) segue líder da disputa e favorito à reeleição, com 45% das intenções de voto, mas sua distância diminuiu em seis pontos para o segundo colocado, o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD), que tem 34%. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos.
O atual governador oscilou para baixo, enquanto o candidato apoiado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cresceu cinco pontos percentuais. Isso fez com que a vantagem de Zema caísse de dezessete para onze pontos — essa é a menor diferença entre os dois principais candidatos desde o início da série do Ipec, em agosto, quando o político do Novo chegou a ter dezoito pontos de vantagem. Na última pesquisa do mesmo instituto, divulgada em 20 de setembro, Zema tinha 46% e Kalil, 29%.
No atual levantamento, o senador Carlos Viana (PL) vem em terceiro, com 3%, um ponto a menos que na última semana. Os candidatos Marcus Pestana (PSDB), Lorene Figueiredo (PSOL), Vanessa Portugal (PSTU), Renata Regina (PCB) e Indira Xavier (UP) têm 1% cada um. Já Cabo Tristão (PMB) e Lourdes Francisco (PCO) não pontuaram. Os indecisos caíram para 8% (eram 11% há uma semana), enquanto 6% declararam que vão votar branco ou nulo, assim como na pesquisa anterior.
O crescimento de Kalil é a melhor notícia para o ex-prefeito desde que ele assumiu o objetivo de herdar os votos de Lula, que lidera as pesquisas presidenciais no estado. Enquanto isso, Zema tem conseguido mais sucesso em agregar o voto dos apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) — por mais que o governador externe que seu candidato é Luiz Felipe d’Avila (Novo), e Bolsonaro apoie oficialmente o senador Viana.
A pesquisa foi feita por meio de entrevistas presenciais com 2.000 eleitores acima de 16 anos entre os dias 24 e 26 de setembro. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº MG-00909/2022.