PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Márcio França reafirma intenção de disputar governo de São Paulo em 2026

Ministro foi aconselhado por lideranças do PSB a repensar plano diante da hipótese de Tarcísio de Freitas concorrer reeleição

Por Ricardo Chapola
Atualizado em 1 dez 2024, 10h56 - Publicado em 30 nov 2024, 20h14

Márcio França (PSB) confidenciou a correligionários que pretende disputar o governo de São Paulo nas eleições de 2026. A disposição foi revelada pelo próprio ministro da Microempresa durante um almoço recente que teve com lideranças do seu partido. Ele comandou o estado entre 2018 e 2019, quando substituiu Geraldo Alckmin (PSDB), que se afastou do cargo para concorrer à Presidência da República.

Não será uma tarefa fácil para o ministro. Em tese, França disputaria o governo paulista com Tarcísio de Freitas (Republicanos), que terá a máquina administrativa nas mãos, o apoio da grande maioria dos prefeitos eleitos em 2024 e, ao menos por enquanto, registra bons índices de popularidade. Por isso, alguns aliados de França o aconselham a repensar o plano.

A aposta dele, no entanto, é que Tarcísio será instado a disputar a Presidência da República em 2026 como representante do campo da direita, já que Jair Bolsonaro, maior liderança conservadora, está com seus direitos políticos cassados. Dessa maneira, na avaliação do ministro, sua tarefa seria um pouco mais fácil, ainda mais se contar com o apoio do presidente Lula.

Apesar dessa convicção, os amigos de França têm se empenhado na tarefa de dissuadir o ministro. Comentam, reservadamente, que, assim como o vice-presidente Geraldo Alckmin, ele também perdeu espaço político em São Paulo depois do apoio a Lula e ao PT.

Alckmin fora do páreo 

No início do governo Lula, França foi convidado a assumir o ministério de Portos e Aeroportos, pasta com orçamento de 10 bilhões de reais. No fim de 2023, porém, ele foi remanejado para o então recém-criado Ministério do Empreendedorismo. O lugar dele foi entregue ao Republicanos, que indicou o deputado Silvio Costa Filho.

Desde então, França trabalha para se fortalecer e concorrer ao governo paulista. Ele é um dos principais defensores da reedição da parceria entre Lula e Geraldo Alckmin para 2026. Se isso acontecer, ao menos a lista de pretendentes ao Palácio dos Bandeirantes teria um nome a menos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.