Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Luta por moradia ‘não é caso de polícia’, diz Lula sobre Boulos

Ex-presidente usou rede social para se manifestar sobre prisão de líder do MTST, ocorrida durante reintegração de posse de um terreno em São Paulo

Por Da redação
18 jan 2017, 12h38

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou seu perfil oficial no Facebook para se manifestar contra a prisão do líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, ocorrida nesta terça-feira, em São Paulo. “Não é caso de polícia. Toda a solidariedade ao companheiro Guilherme Boulos”, escreveu Lula.

“A luta para que todos tenham direito a uma moradia digna é parte da construção de um Brasil melhor e mais justo. É preciso muito diálogo, investimento em moradia e políticas públicas”, declarou o ex-presidente. Na postagem, Lula usou a hashtag “#LibertemOBoulos”, adotada por internautas que não concordam com a detenção do líder do MTST.

Boulos foi detido por desobediência civil e incitação à violência durante a reintegração de posse em um terreno particular em São Mateus, na Zona Leste de São Paulo. Ele foi levado ao 49º Distrito Policial (São Mateus), onde prestou depoimento e assinou um termo circunstanciado – foi liberado após quase dez horas de detenção. De acordo com o MTST, ao menos 700 famílias moravam no local, conhecido como Ocupação Colonial.

Domínio do Fato

Para prender Boulos, a Policia Civil utilizou, segundo o jornal O Estado de S.Paulo, a “teoria do domínio do fato”, preceito jurídico que ficou conhecido em 2013 durante o julgamento do Mensalão, sobretudo na condenação do ex-ministro José Dirceu (PT). Na avaliação dos policiais, Boulos pode ser responsabilizado pelas ações de seus comandados por exercer, como líder do MTST, forte influência sobre estes.

(Com Estadão Conteúdo)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.