Lula usa termo pejorativo com judeus e canal do governo divulga
Em cerimônia em Ipojuca, Pernambuco, presidente utilizou a palavra 'judiar', amplamente conhecida por seu tom preconceituoso
O presidente Lula participou, nesta terça-feira, de uma cerimônia para a ampliação da capacidade operacional da Refinaria Abreu e Lima, em Ipojuca (PE).
Na ocasião, o petista declarou que “é preciso que haja um movimento nacional dos homens contra os ‘animais’ que batem, judiam e maltratam as mulheres”. A fala foi publicada pelo canal oficial do governo nas redes sociais.
O termo “judiar” é apontado por especialistas como uma palavra de tom pejorativo. Judiar, ou seja, maltratar, é um vocábulo que chegou a cair em desuso por remeter ao extermínio de judeus na ditadura nazista de Adolf Hitler (1889-1945).
Até o momento desta publicação, os canais do governo não apagaram a divulgação da fala.
PROTEÇÃO DAS MULHERES | "É preciso que haja um movimento nacional dos homens contra os 'animais' que batem, judiam e maltratam as mulheres".
– Presidente @LulaOficial durante cerimônia para ampliação da capacidade operacional na Refinaria Abreu e Lima. pic.twitter.com/PHy02TKYI5
— CanalGov (@canalgov) December 2, 2025
A luta de Chico Buarque para citação de Ratinho na Justiça
A reação de Virginia sobre críticas à aparência de Vini Jr.
Megalópole com 18 milhões de habitantes está à beira do colapso ambiental e pode ser evacuada
Lula cai, Tarcísio sobe: o que diz a nova pesquisa presidencial AtlasIntel
Aplaudido em evento no Planalto, Arthur Lira incomoda Motta e Alcolumbre







