Livro vai revelar bastidores da guerrilha digital de Lula na campanha
Deputado que coordenou redes sociais do PT vai contar detalhes do trabalho da milícia esquerdista que enfrentou os bolsonaristas nas redes sociais

O deputado federal André Janones (Avante-MG), que coordenou a campanha de Lula nas redes sociais em 2022, anunciou que vai lançar um livro. O título já está escolhido: “Janonismo cultural”. A expressão é uma autodefinição sobre o trabalho dele, a partir do instante em que recebeu a missão de tentar romper a hegemonia bolsonarista na internet.
Durante o período eleitoral, Janones coordenou uma milícia digital esquerdista responsável por produzir conteúdos e material de apoio à candidatura do PT. O modus operandi guardava muitas semelhanças com o que era feito pela tropa de choque de Bolsonaro desde 2018, principalmente por envolver a difusão de notícias falsas sem qualquer pudor. O trabalho contou com uma rede de colaboradores de todas as partes do País, foi considerado bem-sucedido e contribuiu para a derrota de Bolsonaro nas urnas.
Mesmo assim, Janones não foi contemplado com nenhum cargo no governo até o momento. Seu partido, o Avante, chegou a pressionar Lula por algum espaço na Esplanada, mas até não obteve qualquer sinalização favorável. Agora, ele pretende revelar no livro os bastidores dessa operação — com ou sem cargo no governo.