Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

José Dirceu: ‘Deveria tirar todos os poderes do STF’

Petista, solto por decisão da Segunda Turma do Supremo, afirmou que o Judiciário 'não é um poder da República'

O ex-ministro e ex-presidente do PT José Dirceu criticou, durante entrevista, a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) e acusou juízes de cederem à “pressão da mídia” e ao “clamor popular”.

“Primeiro, deveria tirar todos os poderes do Supremo e ser só Corte Constitucional”, afirmou o petista ao site 180 graus. “O Judiciário não é poder da República. Nossa constituição estabeleceu três poderes, mas só existem dois: os eleitos, que têm soberania popular, o Legislativo e o Executivo. O Judiciário é um órgão, que tem que ter autonomia, independência.”

Sem citar diretamente a decisão de março de Luís Roberto Barroso contra o perdão concedido pelo presidente Michael Temer a presos por corrupção, Dirceu mencionou o caso de um “ministro do STF” que mudou um “decreto presidencial sobre indulto” e acrescentou que “se o Judiciário assume poderes do Executivo e do Legislativo”, caminha-se para uma “ditadura da toga”.

Condenado em segunda instância na Lava Jato a 30 anos e nove meses de prisão por corrupção ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa, Dirceu foi solto em junho por decisão da Segunda Turma do STF. O petista aguarda em liberdade o julgamento dos recursos nas cortes superiores.

O petista viaja pelo país e dá entrevistas para divulgar seu livro de memórias. Na semana passada, ele afirmou ao jornal El País, que “é uma questão de tempo” para o PT “tomar o poder”.

As declarações de Dirceu sobre o Judiciário acontecem a partir de 4m50s do vídeo:

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Democrata Cristão (Liberdade de Expressão é meu direito CF 88 art 5 e art 220)

    José Dirceu ainda é o mesmo socialista-comunista de sempre, isto é, canalhas também envelhecem, e pertence a um partido revolucionário marxista-leninista chamado PT. O incrível é que ainda há pessoas que pensam que o socialismo-comunismo morreu, e é justamente o que eles querem que você pense.

    Curtir

  2. Ingrato. Ele critica aqueles que o livraram da cadeia. Não tem jeito, uma vez bandido sempre bandido.

    Curtir

  3. Este vigarista age e fala com esta arrogância, porque tem “cartas na manga”. …. . .Criminosos em geral, têm respeito ou medo de Juízes. Dirceu é o tipo do criminoso perigosíssimo que desafia até a mais alta Corte do País. . . ……Considerando-se que a maioria da Corte foi indicada pela quadrilha à qual pertence Dirceu – e na qual é temido e respeitado líder – supõe-se que as Excelências togadas têm algum tipo de rabo preso, para engolir o que o bandido vomita por aí. E sem o menor medo………!

    Curtir

  4. Este vigarista age e fala com esta arrogância, porque tem “cartas na manga”. …. . .Criminosos em geral, têm respeito ou medo de Juízes. Dirceu é diferente. Ele é o tipo do criminoso perigosíssimo que desafia até a mais alta Corte do País. . . ……Considerando-se que a maioria da Corte foi indicada pela quadrilha à qual pertence Dirceu – e na qual é temido e respeitado líder – supõe-se que as Excelências togadas têm algum tipo de r abo preso, para engolir o que o bandido vomita por aí. E sem o menor medo………!

    Curtir

  5. Deduz-se que a quadrilha é “maior” do que a gente pensa.

    Curtir

  6. jose norberto monteiro

    Que país é este ?? Um bandido que deveria estar preso falando “Bolivares” venezuelano !!!!

    Curtir

  7. Roberto Strazzabosco

    Só no Brasil mesmo, um condenado a 35 anos de cadeia solto e faceiro, e ainda c@gando regras…

    Curtir

  8. Daniel Cardoso

    Falou o democrata petista que deveria estar preso se não fosse esse STF.

    Curtir