Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

João Santana é condenado a 8 anos e 4 meses de prisão

Marqueteiro do PT foi sentenciado por recebimento de propinas de lobista do grupo Keppel Fels. Mônica Moura e mais quatro também foram condenados

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 20h11 - Publicado em 2 fev 2017, 11h57

O juiz federal Sergio Moro condenou nesta quinta-feira o marqueteiro do PT João Santana e sua mulher, Mônica Moura, pelos crimes de lavagem de dinheiro no esquema de corrupção na Petrobrás alvo da Operação Lava Jato. Os dois foram condenados a 8 anos e 4 meses de prisão cada um.

“Entre os nove crimes de lavagem, reconheço continuidade delitiva. Considerando a quantidade de crimes, elevo a pena do crime em 2/3, chegando ela a oito anos e quatro meses de reclusão e cento e oitenta dias-multa”, escreve Moro na sentença.

Foram condenados também o ex-presidente da Sete Brasil João Carlos de Medeiros Ferraz, o ex-executivo da empresa e ex-gerente da Petrobrás Eduardo Musa e o lobista  e engenheiro Zwi Skornicki. O ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto também está entre os condenados.

Continua após a publicidade

João Santana e Mônica Moura foram presos na 23ª fase da Operação Lava Jato, batizada de Acarajé. Na ocasião, ele não foi encontrado porque estava no exterior, onde trabalhava na campanha à reeleição do presidente da República Dominicana, Danilo Medina.

Em agosto do ano passado, o casal foi solto após uma decisão de Moro alegando que diante dos depoimentos prestados por eles, não havia motivo para manutenção da prisão preventiva.

Segundo a denúncia da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, os envolvidos acertaram propinas do grupo Keppel Fels em contratos de plataformas e navios-sondas da Petrobrás. A denúncia do Ministério Público Federal (MPF) aponta a transferência de 4,5 milhões de dólares a João Santana e Mônica Moura por crimes cometidos diretamente contra a Petrobras. Esse valor correspondia a um montante maior destinado ao PT em decorrência da participação no esquema instaurado.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.