Inverno: Revista em casa por 8,98/semana

Ibope: No RJ, Witzel lidera com 60% dos votos válidos, e Paes tem 40%

Em primeiro levantamento do instituto no segundo turno, candidato do PSC aparece com 51% dos votos totais, enquanto o ex-prefeito do Rio tem 34%

Por Redação Atualizado em 17 out 2018, 19h29 - Publicado em 17 out 2018, 19h11

Surpresa no primeiro turno da eleição ao governo do Rio de Janeiro, o ex-juiz Wilson Witzel (PSC) lidera as intenções de voto para o segundo turno, com 60% dos votos válidos, contra 40% do ex-prefeito Eduardo Paes (DEM), segundo pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira. O levantamento é o primeiro feito pelo instituto na parte decisiva da disputa e tem margem de erro de três pontos porcentuais, para mais ou para menos.

Os votos válidos são calculados excluindo eleitores que declaram votar nulo, em branco e os indecisos. Para vencer a eleição, um candidato deve obter 50% dos votos válidos mais um.

Em relação aos votos totais, Witzel tem 51% das intenções de voto e Paes, 34%. Brancos e nulos somam 9%, enquanto 5% não souberam ou não responderam.

O Ibope também traz números de rejeição do eleitorado aos candidatos ao Palácio Guanabara. Neste quesito, o instituto questiona os entrevistados sobre em qual candidato eles não votariam de jeito nenhum. Eduardo Paes tem 48% de rejeição, enquanto Witzel tem 18%.

Encomendada pela TV Globo e a Editora Globo, a pesquisa Ibope para o governo fluminense está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro sob o protocolo  RJ-04021/2018. O instituto ouviu 1.512 eleitores em 43 municípios do estado entre a segunda-feira 15 e esta quarta-feira, 17. O nível de confiança do levantamento é de 95%, ou seja, há uma probabilidade de 95% de os números retratarem a realidade, considerada a margem de erro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.