Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Hamilton Mourão: governo Lula é velho e revanchista

Ex-vice-presidente, eleito senador, ressalta que Jair Bolsonaro é o candidato natural da direita à Presidência da República em 2026

Por Leonardo Caldas
8 jan 2023, 10h45

Coube a Hamilton Mourão, vice-presidente de Jair Bolsonaro, protagonizar os instantes finais do governo do qual fez parte. Eleito senador pelo Rio Grande do Sul, há muito o general emite sinais de que pretende tentar voos mais altos na política. No último dia do ano, como presidente em exercício, o vice convocou uma cadeia de rádio e televisão para divulgar uma mensagem institucional. Aproveitou para criticar “lideranças que deveriam tranquilizar e unir a nação em torno de um projeto de país e deixaram que o silêncio ou o protagonismo inoportuno e deletério criasse um clima de caos e de desagregação social”. Eleito senador, Mourão se posiciona como um candidato a herdeiro da direita.

O general, no entanto, garante que sua única ambição é organizar a direita no Senado. Em entrevista a VEJA, ele reafirmou fidelidade ao antigo chefe, projeta o retorno de Bolsonaro como candidato em 2026 e faz pesadas críticas ao governo Lula: 

O senhor pensa na Presidência da República no futuro? Julgo que o presidente Bolsonaro será o candidato natural, pelo carisma e liderança que possui.

Acredita que poderia ser uma alternativa para a sequência do projeto bolsonarista? Como disse na resposta anterior, não tenho dúvida da força que o presidente Bolsonaro possui e que retornará com uma dimensão maior.

Qual a motivação de sua mensagem de fim de ano em cadeia nacional? Marcar nossa posição, defendendo as conquistas do nosso governo, alertando que o novo governo não recebeu um cheque em branco e, portanto, o regime democrático continua vigente.

Continua após a publicidade

Quando fala que as Forças Armadas pagaram uma conta se refere a quê? Lamentavelmente, parcela da população não consegue aceitar que as soluções do passado não cabem no presente. Assim, passaram a exigir que as Forças Armadas solucionassem um problema que é político e não militar.

Como o senhor recebeu as críticas dos filhos do presidente Bolsonaro ao seu discurso? Críticas fazem parte da política. Julgo que foram açodados em suas conclusões sobre a mensagem enviada.

O presidente Bolsonaro saiu do governo enfraquecido como liderança? Não vejo fraqueza, tenho circulado e as pessoas, de todas as classes, fazem questão de enaltecer o presidente Bolsonaro.

Qual sua expectativa em relação ao governo Lula? Olhando os passos iniciais vejo que é um governo velho e revanchista, tentando parecer novo. Ministérios e cargos loteados, mas a grande imprensa chama isso de governabilidade. Não entenderam que foi uma vitória apertada e que por isso precisam ir com calma. Muita coisa parecendo repetir os passos do governo da Dilma, o maior desastre de nossa história.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.