PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Hamilton Mourão: governo Lula é velho e revanchista

Ex-vice-presidente, eleito senador, ressalta que Jair Bolsonaro é o candidato natural da direita à Presidência da República em 2026

Por Leonardo Caldas
8 jan 2023, 10h45

Coube a Hamilton Mourão, vice-presidente de Jair Bolsonaro, protagonizar os instantes finais do governo do qual fez parte. Eleito senador pelo Rio Grande do Sul, há muito o general emite sinais de que pretende tentar voos mais altos na política. No último dia do ano, como presidente em exercício, o vice convocou uma cadeia de rádio e televisão para divulgar uma mensagem institucional. Aproveitou para criticar “lideranças que deveriam tranquilizar e unir a nação em torno de um projeto de país e deixaram que o silêncio ou o protagonismo inoportuno e deletério criasse um clima de caos e de desagregação social”. Eleito senador, Mourão se posiciona como um candidato a herdeiro da direita.

O general, no entanto, garante que sua única ambição é organizar a direita no Senado. Em entrevista a VEJA, ele reafirmou fidelidade ao antigo chefe, projeta o retorno de Bolsonaro como candidato em 2026 e faz pesadas críticas ao governo Lula: 

O senhor pensa na Presidência da República no futuro? Julgo que o presidente Bolsonaro será o candidato natural, pelo carisma e liderança que possui.

Acredita que poderia ser uma alternativa para a sequência do projeto bolsonarista? Como disse na resposta anterior, não tenho dúvida da força que o presidente Bolsonaro possui e que retornará com uma dimensão maior.

Qual a motivação de sua mensagem de fim de ano em cadeia nacional? Marcar nossa posição, defendendo as conquistas do nosso governo, alertando que o novo governo não recebeu um cheque em branco e, portanto, o regime democrático continua vigente.

Continua após a publicidade

Quando fala que as Forças Armadas pagaram uma conta se refere a quê? Lamentavelmente, parcela da população não consegue aceitar que as soluções do passado não cabem no presente. Assim, passaram a exigir que as Forças Armadas solucionassem um problema que é político e não militar.

Como o senhor recebeu as críticas dos filhos do presidente Bolsonaro ao seu discurso? Críticas fazem parte da política. Julgo que foram açodados em suas conclusões sobre a mensagem enviada.

O presidente Bolsonaro saiu do governo enfraquecido como liderança? Não vejo fraqueza, tenho circulado e as pessoas, de todas as classes, fazem questão de enaltecer o presidente Bolsonaro.

Qual sua expectativa em relação ao governo Lula? Olhando os passos iniciais vejo que é um governo velho e revanchista, tentando parecer novo. Ministérios e cargos loteados, mas a grande imprensa chama isso de governabilidade. Não entenderam que foi uma vitória apertada e que por isso precisam ir com calma. Muita coisa parecendo repetir os passos do governo da Dilma, o maior desastre de nossa história.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.