Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Grupo no PT do Rio lança campanha por ‘mulher negra’ como vice de Paes

Movimento a favor do nome da vereadora Tainá de Paula e com críticas ao partido circula pelo WhatsApp e tem até site

Por Ludmilla de Lima Atualizado em 20 jun 2024, 15h44 - Publicado em 20 jun 2024, 12h49

A disputa dentro do PT no Rio pela vaga de vice na chapa de Eduardo Paes (PSD) agora conta com uma campanha na internet a favor do nome da vereadora Tainá de Paula. Pelo WhatsApp, vem circulando um link com a foto da ex-secretária municipal de Meio Ambiente junto da mensagem: “Urgente: pressione por uma mulher negra na vice-prefeitura da cidade do Rio de Janeiro”.

Tainá conta hoje com o apoio de Benedita da Silva para ser candidata a vice de Paes, que disputará a reeleição a prefeito e deve concorrer a governador daqui a dois anos. Caso eleito este ano, há grande chance de o político passar o comando da prefeitura para o vice em 2026. Hoje, no PT do Rio, estão na briga pela vaga André Ceciliano, ex-presidente da Alerj, e Adilson Pires, que já foi vice de Paes, no seu segundo mandato.

A mensagem de WhatsApp que pede ajuda para pressionar pelo nome da Tainá afirma que ela é uma “líder que luta pela diversidade e inclusão” e acrescenta: “Não podemos deixar que nossa cidade seja governada pelas mesmas figuras de sempre”. Já no site da campanha, são feitas críticas diretas ao PT: “Hoje, no Rio de Janeiro, o PT ignora o nome de Tainá, secretária de Meio Ambiente e Clima e vereadora mais votada do partido nas eleições de 2020, para compor a futura chapa PSD e PT, indicando o nome de dois homens brancos, sem consenso entre a militância partidária”. O texto segue dizendo: “Não podemos deixar que, mais uma vez, uma mulher negra seja ignorada na disputa majoritária desta cidade”.

Mas os obstáculos para Tainá não são só no partido: Paes defende hoje nos bastidores uma chapa puro-sangue do PSD para disputar a prefeitura. Sua opção número um de vice é o deputado federal Pedro Paulo, amigo e braço direito há quase 30 anos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.