Erika Hilton pede investigação de Nikolas por ‘instigação à tentativa de fuga’ de Bolsonaro
Deputada enviou documento diretamente ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal
A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) protocolou uma notícia-crime contra o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) nesta segunda-feira, 24, por “instigação à tentativa de fuga” do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O documento foi enviado ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, após a divulgação de imagens em que Ferreira aparece usando um celular ao lado de Bolsonaro, durante visita realizada ao ex-presidente na véspera da tentativa de rompimento da tornozeleira eletrônica.
A parlamentar defende no texto que a conduta de Nikolas configura descumprimento direto da decisão de Moraes, que proíbe o uso de celulares por réu em prisão domiciliar. O documento também sustenta que há indícios de que o deputado tenha atuado para instigar ou auxiliar uma tentativa de fuga Bolsonaro, possibilidade que é investigada e levou o ministro Alexandre de Moraes a decretar a prisão preventiva do ex-presidente.
A notícia-crime pede ainda a busca e apreensão do celular de Nikolas Ferreira, com o objetivo de evitar destruição ou adulteração de provas relevantes para a investigação. “Trata-se de conduta grave, que afronta uma ordem judicial expressa e coloca em risco a própria integridade da execução penal imposta ao ex-presidente”, argumenta Erika.
VEJA tenta contato com a equipe do deputado Nikolas Ferreira para comentar sobre a notícia-crime.
Em uma publicação na rede social X, no domingo, 23, o deputado comentou sobre o vídeo citado pela parlamentar no documento e disse considerar que a filmagem é uma “violação grave de privacidade”. Ele também negou que tenha feito alguma irregularidade ao utilizar o celular na presença de Bolsonaro.
“Não houve comunicação prévia de qualquer restrição ao uso de celular, nem por parte do Judiciário, nem pelos agentes responsáveis pela fiscalização durante a visita. Sem comunicação oficial, não existe como alegar descumprimento. Em momento algum tive qualquer intenção de descumprir decisão judicial”, escreveu Nikolas.
Apreendido pela PF, celular de Daniel Vorcaro assombra a política em Brasília
Cruzeiro x Corinthians no Brasileirão: onde assistir, horário e escalações
Desabafo de Ciro Nogueira expõe diferença entre Lula e Bolsonaro
Centrão quer convencer Lula a anistiar presos do 8 de Janeiro e atuar por Bolsonaro solto
O lamento de Gloria Perez após a prisão de Bolsonaro







