Entrega de viaturas da PM antecipa palanque eleitoral da direita no Rio para 2026
Ato reuniu Cláudio Castro, Flávio Bolsonaro e Rodrigo Bacellar, todos possíveis candidatos

A segurança já virou pauta eleitoral no Rio de Janeiro. Enquanto o prefeito Eduardo Paes, possível candidato a governador em 2026, aparece na propaganda do PSD no rádio e na TV tratando do tema, caciques do campo da direita no Rio posam juntos em ato para entrega de novas viaturas à PM. Nesta terça-feira, 06, governador Cláudio Castro e o senador Flávio Bolsonaro, ambos do PL, e o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (União), subiram num palanque do governo do estado montado nos Arcos da Lapa para oficializar o reforço da frota da polícia com de 214 semiblindados.
Os três, que devem ser candidatos no ano que vem, estiveram lado a lado segurando uma chave simbólica de carro com a logomarca do governo. Enquanto Bacellar é hoje o nome mais defendido no grupo para disputar a sucessão de Castro, o governador planeja ser candidato ao Senado. Ele seria o segundo nome da direita, já que Flávio é dado como certo na corrida. Em 2026, estarão em jogo duas vagas a senador. Castro, no entanto, ainda enfrenta no mesmo campo outros nomes com interesse no Senado.
Ações voltadas à PM
O ato desta terça marca também um esforço do governador de ganhar pontos com a população, já que a segurança é o que mais derruba a sua popularidade, como ele próprio já declarou a VEJA. No evento de hoje, ele ainda anunciou um novo concurso para a PM em 2026. “Esta entrega reforça o nosso compromisso com uma polícia mais preparada, protegida e presente nas ruas. Estamos investindo em tecnologia, infraestrutura e valorização dos nossos profissionais para oferecer mais segurança à população”, declarou Castro, que ressaltou já ter feito a entrega de mais de 1.700 novas viaturas para a polícia. Ele prometeu incorporar dois mil agentes até 2026.
Fazem parte dos carros novos 103 SUVs Renault Duster e 111 picapes Fiat Titano. Segundo o governo, essa é a primeira remessa com pintura de quadriláteros na lataria, padrão internacional adotado por forças de segurança. Este ano a corporação deve ainda receber mais 470 motocicletas, mil fuzis e um helicóptero Black Hawk blindado.