Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Em reunião, PDT e grupo de Paes encaminham formação de aliança no Rio

Por enquanto, partidos manterão as pré-candidaturas de Rodrigo Neves e Felipe Santa Cruz

Por Caio Sartori Atualizado em 3 fev 2022, 09h57 - Publicado em 2 fev 2022, 20h59

Em reunião no fim da tarde desta quarta-feira, 2, o PDT e o PSD definiram que querem compor uma aliança na eleição para governador do Rio. Não ficou definido quem encabeçará a chapa, o que só será escolhido mais perto do pleito. Hoje, o candidato pedetista é o ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves, enquanto o nome escolhido pelo prefeito carioca Eduardo Paes, que comanda o PSD no estado, é o do ex-presidente da OAB Felipe Santa Cruz. Por enquanto, ambas as pré-candidaturas estão mantidas.  O futuro arranjo poderá envolver a vaga de vice ou a do Senado, por exemplo. Além de Paes e dos dois postulantes, participou da conversa desta quarta o presidente do PDT, Carlos Lupi.

O encontro entre os dois grupos políticos se dá num momento em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apaziguou a tensão que havia entre setores do PT do Rio e a candidatura de Marcelo Freixo (PSB), líder das pesquisas. Cortejado por diferentes pré-candidatos no estado – incluindo Santa Cruz e Neves -, Lula disse mais de uma vez, nas últimas semanas, que apoia Freixo para o governo fluminense. O gesto não é visto como um impeditivo para a eventual construção de palanques mais amplos para o petista no berço do bolsonarismo, mas fez as outras forças políticas buscarem alternativas. 

Além do encontro desta quarta com Lupi e Neves, Paes se reunirá no próximo domingo com o próprio Ciro Gomes. O presidenciável já esteve com o prefeito no Palácio da Cidade em julho do ano passado, quando o carioca chegou a confessar que votou no pedetista no primeiro turno de 2018. Em 2022, contudo, a candidatura de Ciro não é unanimidade nem nas fileiras trabalhistas. Candidatos a governador, como o próprio Neves, alimentam o desejo de se vincular a Lula, o que também acontece com deputados do PDT que buscarão a reeleição. 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.