Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Datafolha: Paes mantém larga vantagem, com 59%, mas Ramagem sobe 6 pontos e vai a 17%

Prefeito seria reeleito no primeiro turno, segundo instituto; já bolsonarista segue a estratégia de atrair eleitores do ex-presidente

Por Ludmilla de Lima Atualizado em 19 set 2024, 18h11 - Publicado em 19 set 2024, 17h27

Nova pesquisa Datafolha sobre a disputa à prefeitura do Rio, divulgada nesta quinta-feira, 19, mostra que o prefeito Eduardo Paes (PSD) mantém ampla vantagem sobre os adversários, com chance de sair vitorioso já no primeiro turno, totalizando 59% das intenções de voto. O percentual é o mesmo do último levantamento do instituto,  do dia 5 deste mês. No entanto, assim como na pesquisa Quaest de ontem, o candidato Alexandre Ramagem (PL), que vinha patinando, surpreendeu ao ganhar pontos entre o eleitorado: pelo Datafolha, subiu de 11% para 17%.

A oscilação do candidato bolsonarista está no limite da margem de erro, que é de 3 pontos para mais ou para menos, mas há uma tendência de alta. Na última pesquisa, feita logo após o início da campanha da TV — em que tem aparecido como o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro no Rio —, o delegado já havia passado de 9% para 11%. Já o candidato Tarcísio Motta (PSOL) continua na terceira colocação, agora com 7%, 1 ponto acima do levantamento do dia 5.

Também pontuaram Marcelo Queiroz (PP), com 2%; e Rodrigo Amorim (União Brasil), Juliete Pantoja (UP), Carol Sponza (Novo) e Cyro Garcia (PSTU), todos com 1% cada. Henrique Simonard (PCO) não atingiu 1%.

A pesquisa foi contratada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número RJ-01318/2024. Foram ouvidos 1.106 eleitores entre terça e quarta desta semana.

Confira os números:
  • Eduardo Paes (PSD): 59%
  • Alexandre Ramagem (PL): 17%
  • Tarcísio Motta (PSOL): 7%
  • Marcelo Queiroz (PP): 2%
  • Rodrigo Amorim (União Brasil): 1%
  • Cyro Garcia (PSTU): 1%
  • Juliete Panjota (UP): 1%
  • Carol Sponza (Novo): 1%
  • Henrique Simonard (PCO): 0%
  • Votos em branco/nulo/ou em nenhum: 8%
  • Não sabem: 4%

Segundo o Datafolha, 8% dos entrevistados declararam que pretendem anular o voto. Esse grupo apresenta uma tendência de queda na sequência dos levantamentos do instituto: era 11% há duas semanas e 14% no início de julho.

Continua após a publicidade

Tanto Paes como Ramagem oscilaram positivamente na pesquisa espontânea, em que o entrevistado declara seu voto sem que lhe sejam apresentadas as opções.

O prefeito saiu de 39% para 44% das menções em duas semanas (tinha 31% no fim de agosto), enquanto o deputado do PL foi de 7% para 11%. Tarcísio foi citado por 3% dos entrevistados.

O levantamento mostra que Ramagem vem conseguindo ampliar cada vez mais sua taxa de conhecimento —subiu de 54% para 68%.

Continua após a publicidade

Associado ao crescimento nas intenções de votos, a exposição do candidato do PL também ampliou a rejeição ao seu nome. Declararam não votar de jeito nenhum no bolsonarista 37% dos entrevistados, uma alta de 8 pontos percentuais em relação à última pesquisa, feita há duas semanas, e de 14 p.p. em relação à realizada há pouco menos de um mês, em 20 e 21 de agosto.

Os dados mostram que Ramagem finalmente conseguiu avançar de forma significativa entre os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2022. O candidato subiu de 29% nesse grupo para 41%, enquanto Paes oscilou negativamente de 45% para 38% — a margem de erro neste recorte da pesquisa é de 5 pontos percentuais.

A associação a Bolsonaro é a principal aposta de Ramagem nesta reta final de campanha. Nesta semana, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro participou de evento ao lado do candidato. A previsão é que o ex-presidente desembarque no Rio de Janeiro na última semana a fim de atrair mais bolsonaristas para seu ex-diretor da Abin (Agência Brasileira de Inteligência).

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.