Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Datafolha: Lula tem aprovação de 38%; reprovação se iguala à de Bolsonaro

Levantamento marca a avaliação do eleitorado às vésperas de se completar os primeiro 100 dias de governo

Por Da Redação Atualizado em 1 abr 2023, 08h54 - Publicado em 1 abr 2023, 08h35

Às vésperas de completar 100 dias de governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem a aprovação de 38% do eleitorado nos primeiros três meses do terceiro mandato. A reprovação, similar à registrada por Jair Bolsonaro na mesma época, chega a 29% (ante 30% do adversário), reflexo de um país que saiu rachado da eleição que deu a vitória para o petista por uma diferença de menos de dois pontos percentuais. Os dados foram divulgados neste sábado, 1º, pelo Datafolha, que ouviu 2.028 eleitores em 126 cidades. Consideram a gestão de Lula regular outros 30%.

Criado há 90 anos em resposta à bancarrota provocada pela crise de 1929 nos Estados Unidos, o marco de 100 dias é utilizado por governantes de todo o mundo para demonstrar o fôlego do mandato que se inicia e elencar as prioridades do presidente de turno. Embora rigorosamente não seja definidor de como será um governo, para o bem ou para o mal a data dá pistas dos caminhos que podem ser trilhados nos quatro anos seguintes.

Na terceira vez que comanda o país, Lula atingiu popularidade menor do que a registrada em suas duas primeiras passagens pelo governo. Os 38% de agora são cinco pontos percentuais a menos do que a medição dos 90 dias da primeira gestão, em 2003 – naquela época a reprovação chegava a apenas 10% – e dez pontos abaixo dos 48% de aprovação registrados no mesmo período em 2007 – a reprovação, naquele momento, chegava a 14%.

Embora a aprovação do petista se aproxime das avaliações no mesmo período dos governos FHC (39% em 1995), Fernando Collor (36% em 1990) e Itamar Franco (34% em 1992), ela é aquém da medida no governo da cria política Dilma Rousseff, que teve 47% de ótimo/bom em 2011, mas acabou, anos depois, sofrendo um processo de impeachment.

A pesquisa Datafolha mostra que 51% dos eleitores consideram que o presidente fez menos do que poderia nesses três meses – 25% o esperado e 18% menos do que o que poderia. O cenário desfavorável também pode ser medido no fato de 50% avaliam que a maioria das promessas de campanha do mandatário não serão cumpridas e 21% apontam que nada será honrado. Em sentido oposto, 28% dizem que o presidente irá honrar o que prometeu na corrida eleitoral.

Segundo o Datafolha, Lula é mais bem avaliado ou recebe a menor reprovação entre o eleitorado nordestino, os mais pobres e os jovens. São esses nichos os tradicionalmente mais simpáticos ao presidente. Em sentido oposto, ele é menos aprovado no Sul, entre os evangélicos e entre aqueles com maior poder aquisitivo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.