Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Datafolha: Bolsonaro tem 58% e Haddad 42% dos votos válidos

Considerados os votos totais, candidatos saíram de situação de empate técnico para uma diferença de 13 pontos percentuais

Por Da Redação Atualizado em 10 out 2018, 20h26 - Publicado em 10 out 2018, 19h04

O candidato Jair Bolsonaro (PSL) tem a 58% dos votos válidos na primeira pesquisa Datafolha divulgada após o primeiro turno das eleições de 2018. Fernando Haddad (PT) tem 42%. A contagem não considera votos brancos, nulos e indecisos.

Considerando as respostas de todos os entrevistados, o deputado federal do PSL mantém a dianteira com 49% das intenções de voto, enquanto o ex-prefeito paulistano tem 36%. Brancos e nulos somam 8% enquanto não sabe ou não respondeu representam 6% do total.

O instituto ouviu 3.235 pessoas nesta quarta-feira. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos. O levantamento, contratado pela Folha de S.Paulo e TV Globo, foi registrado no TSE com o número BR-00214/2018.

Bolsonaro chegou ao segundo turno com a preferência de 46,03% do eleitorado (ou 49,2 milhões de votos). Haddad teve 29,28% dos votos válidos (31,3 milhões de votos).

O resultado divulgado nesta quarta-feira mostra uma ampliação da vantagem de Bolsonaro em relação a seu oponente. Se os dois estavam tecnicamente empatados na véspera da eleição (com 45% para o deputado federal contra 43% para Haddad), agora a diferença é de 13 pontos percentuais considerados os votos totais.

Continua após a publicidade

De acordo com o instituto, o candidato do PT só lidera na região Nordeste, onde tem 52% do total de votos, contra 32% do presidenciável do PSL.

O melhor desempenho de Bolsonaro é na região Sul, onde tem 60% das intenções contra 26% de Haddad. Na sequência vem o Centro-Oeste (59% a 27%), Sudeste (55% a 32%) e Norte (51% a 40%).

A divisão do eleitorado fica mais acentuada na comparação de faixas de renda e escolaridade. Bolsonaro é o preferido entre os mais ricos (62% entre quem ganha mais de cinco salários mínimos) e escolarizados (58% entre quem tem ensino superior).

Já Haddad lidera entre os mais pobres: 44% entre quem tem ensino fundamental e o mesmo índice entre quem tem renda familiar média de até dois salários mínimos.

Continua após a publicidade

Na estratificação entre sexos, Bolsonaro é o preferido entre homens (57% contra 33% de Haddad). O candidato do PSL mantém a dianteira mas vê sua vantagem em relação ao petista diminuir entre as mulheres: são 42% para Bolsonaro contra 39% para Haddad — um empate técnico, no limite da margem de erro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.