Como o PSOL e o Novo podem influenciar a disputa entre Raquel Lyra e João Campos
Pré-candidados somam dez pontos percentuais em pesquisa Real Time Big Data e podem ser decisivos para garantir segundo turno em Pernambuco
A disputa pelo governo de Pernambuco em 2026 deverá ser polarizada entre a atual governadora, Raquel Lyra (PSD), e o prefeito do Recife, João Campos (PSB). No entanto, novos movimentos de partidos como Novo e PSOL devem garantir que a competição seja mais longa do que poderia ser inicialmente.
Na noite da quinta-feira, 11, o PSOL lançou a pré-candidatura do ex-vereador Ivan Moraes ao Palácio do Campo das Princesas. Antes dela, não havia nenhuma outro concorrente ao governo do estado previsto o que levaria à possibilidade de turno único entre Raquel e Lyra. Segundo a última pesquisa Real Time Big Data, divulgada ontem, Moraes tem 3% das intenções de voto.
No mesmo levantamento, o deputado estadual Eduardo Moura (Novo) apareceu com 7% das intenções. No entanto, a candidatura dele ao governo ainda é incerta. Questionado por VEJA, ele disse o Novo deverá lançá-lo na disputa se chegar a dois dígitos nas pesquisas. “O partido vai definir se vamos para deputado federal ou governo. Com a subida dos números [na última pesquisa], de 3% para 7%, o futuro ficou indefinido”, disse.
A pesquisa da Real Time Big Data apontou que João Campos tem 55% das intenções de voto, com a possibilidade de vencer no primeiro turno, se as eleições fossem hoje, enquanto Raquel Lyra tem 28%. Interlocutores da governadora apontam que, neste momento, o desafio dela é garantir que haja segundo turno para ter mais tempo e crescer junto ao eleitorado. Nesse sentido, as candidaturas do Novo e do PSOL podem ajudá-la, retirando votos de Campos, à esquerda e à direita.
Leia aqui matéria completa sobre a pesquisa ao governo de Pernambuco.
Ivan Moraes reconhece que Campos tem uma ampla gama de apoios, do PCdoB ao União Brasil, mas diz acreditar que conseguirá movimentar o cenário com a campanha dele, já que é conhecido no estado como um dos principais representantes da esquerda.
Repercussão nas redes e temor com protestos colocam em dúvida votação de PL da Dosimetria no Senado
Após sete mandatos, Carlos Bolsonaro renuncia a cargo de vereador no Rio
Governo confirma novo valor do salário mínimo para 2026
Moradores do Retiro dos Artistas comovem com pedidos de Natal
As reações nos bastidores do STF ao projeto que reduz pena de Bolsonaro







