Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Com pauta anticorrupção, PRTB de Mourão busca bolsonaristas decepcionados

Partido do caricato Levy Fidelix tem vice como trunfo e diz ser a verdadeira direita no país

Por Marcela Mattos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 24 Maio 2020, 12h50 - Publicado em 24 Maio 2020, 12h39

O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), aquele cujo presidente carrega a bandeira histórica de construir aerotrens país afora, vislumbra uma nova oportunidade para fazer o seu projeto político decolar. Depois de chegar à vice-presidência da República, representada pelo general Hamilton Mourão, a legenda agora tenta se aproximar do eleitorado que apoiou Jair Bolsonaro nas últimas eleições, mas hoje se diz decepcionado com o presidente da República.

Autodeclarado um homem do futuro, Levy Fidelix, presidente do PRTB, quer atrair essa parcela da população que ficou “órfã” de Bolsonaro. O mote do discurso já está pronto. A ideia é aproveitar o rompimento do ex-juiz Sergio Moro com o governo e a aproximação do presidente com o Centrão, grupo de partidos que figurou nos principais escândalos do país, para fisgar a parcela do eleitorado que apoiou o ex-capitão por causa da sua agenda anticorrupção.

“Nosso principal projeto é a limpeza na área de corrupção. Pode-se fazer algo com mais consistência. É o que eu estou vendo agora com esses partidos do Centrão. Não funcionou a possibilidade de fazer uma gestão sem termos a participação desses partidos que estiveram envolvidos em todos os tipos de escândalos, do mensalão ao petrolão. Está todo mundo aí de novo”, afirma o cacique do PRTB.

O primeiro passo da investida será atrair parte dos deputados que se elegeram pelo PSL, partido pelo qual Bolsonaro chegou à Presidência, mas que acabaram rompidos com o ex-capitão. A meta de Fidelix é juntar até dez deputados para o seu partido, hoje sem nenhuma representação na Câmara Federal – o que, de tabela, deixa a legenda com apenas um naco do polpudo Fundo Partidário.

Continua após a publicidade

ASSINE VEJA

Coronavírus: ninguém está imune Como a pandemia afeta crianças e adolescentes, a delação que ameaça Witzel e mais. Leia na edição da semana ()
Clique e Assine

“A minha tese é a seguinte: se marido e mulher brigaram, para onde vão os filhos? Ou para casa do titio ou para a do vovô. Como eu sou jovem, vem pra casa do titio, né?”, explica Fidelix, recorrendo ao tradicional costume de Bolsonaro de comparar a política a um casamento.

Outro grande trunfo da legenda é o próprio vice-presidente da República. Fidelix afirma que o general vem desempenhando um excelente trabalho na segunda cadeira mais importante do Planalto e é tido como uma “figura exponencial” dentro do partido. “O Mourão faz parte do projeto presente-futuro”, afirma o presidente do PRTB.  A expectativa é que o vice chegue a figurar na campanha de alguns candidatos a prefeito neste ano.

Continua após a publicidade

O partido que hoje não tem nenhum deputado, nenhum senador e nenhum prefeito nas capitais espera inaugurar uma nova era nas eleições municipais. A ideia é eleger entre quatro e seis prefeitos em capitais, doze em cidades médias e mais de 1.500 vereadores. Enquanto nas eleições de 2016 o PRTB apresentou cerca de 6.500 candidatos, neste ano o número pode até dobrar.

O próprio Levy Fidelix será candidato: brigará pela prefeitura de São Paulo apresentando-se como o verdadeiro nome da direita brasileira. Fidelix é uma figura carimbada nas eleições: já foi candidato a prefeito, deputado estadual, deputado federal, governador, presidente. Nunca ganhou nada, mas ainda continua sonhando.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.