Candidatura de Rio e Niterói como sedes do Pan é aprovada pelo Comitê Olímpico do Brasil
Próximo passo é levar a disputa para a entidade pan-americana; único concorrente oficializado até aqui é Assunção, no Paraguai

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) aprovou, na noite desta quarta-feira, 29, a candidatura conjunta das cidades do Rio de Janeiro e de Niterói como sedes dos Jogos Pan-Americanos de 2031. Projeto dos prefeitos de ambos os municípios, Eduardo Paes (PSD) e Rodrigo Neves (PDT), respectivamente, o pleito, agora, terá de ser aprovado em nível continental, pela Panam Sports. Até aqui, a única outra candidatura oficializada é a da capital paraguaia, Assunção.
A escolha de Rio e Niterói para representar o Brasil como sede da competição foi oficializada durante Assembleia Geral do COB, após votação quase unânime: foram computados, ao todo, 50 votos, 48 favoráveis, um contrário e um nulo. Participaram 33 dos representantes de confederações estaduais e 17, dos atletas da Comissão de Atletas do comitê.
Para as próximas semanas, o cronograma prevê que, no dia 1º de fevereiro, a Panam Sports oficie todas as sedes postulantes para uma fase burocrática, de troca de documentação, para no primeiro dia de maio oficializar aquelas que estarão, de fato, na disputa.
A candidatura fluminense conta com o apoio do governo federal. Na última semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou uma carta de garantias que será apresentada para a Panam Sports. Um vídeo de apoio do mandatário também foi exibido durante a votação, que aconteceu no Centro de Treinamento do Time Brasil, no Parque Aquático Maria Lenk, e contou ainda com a presença do ministro do Esporte, André Fufuca.
Durante a assembleia, os prefeitos de Rio e Niterói detalharam as propostas da candidatura. “Já é muito bom sair daqui com essa votação. Ou seja, o Brasil está unido em torno dessa candidatura do Rio e Niterói. Tenho certeza de que vamos sair vitoriosos e realizar os Jogos com muita qualidade. A estrutura está pronta, há pouca coisa que precisa ser feita e serão estruturas provisórias”, explicou Paes.
“Estes jogos representam um legado extraordinário para a população e o desenvolvimento da Região Metropolitana do Rio. O projeto da Linha Três do Metrô certamente é muito importante para o desenvolvimento do Rio e da Região Metropolitana. Mas ressalto a nossa convicção de que a marca desse Pan 2031 vai ser um legado para o esporte”, completou Neves.