Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Bolsonaro pede desculpas por vídeo que compara STF e PSL a hienas

Em viagem à Arábia Saudita, presidente disse que errou e que haverá retratação; gravação o mostra como um leão lutando contra os inimigos

Por Da redação
Atualizado em 29 out 2019, 11h45 - Publicado em 29 out 2019, 11h44

Após a repercussão negativa, o presidente Jair Bolsonaro pediu desculpas nesta terça-feira “a quem por ventura ficou ofendido” pelo vídeo publicado – e apagado duas horas depois – em seu perfil oficial no Twitter no qual ele se compara a um leão lutando contra hienas que representam o Supremo Tribunal Federal (STF); o seu próprio partido, o PSL, o PT e o PCdoB; a Organização das Nações Unidas (ONU); a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), veículos de imprensa, a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entre outros agentes vistos como inimigos.

“Me desculpo publicamente ao STF, a quem por ventura ficou ofendido. Foi uma injustiça, sim, corrigimos e vamos publicar uma matéria que leva para esse lado das desculpas. Erramos e haverá retratação”, disse o presidente, em entrevista ao jornal o Estado de S. Paulo, que está em viagem oficial na Arábia Saudita.

O presidente também desconversou sobre se o autor da postagem foi o seu filho vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), que tem acesso frequente às contas do pai nas redes sociais, conforme já foi dito pelo próprio presidente. “Não se pode culpar o Carlos. A responsabilidade final é minha. O Carlos foi um dos grandes responsáveis pela minha eleição e é comum qualquer coisa errada em mídias sociais culpá-lo diretamente. A responsabilidade é minha, tem mais gente que tem a senha e não sei por que passou despercebido essa matéria aí”, afirmou ele.

O vídeo provocou fortes reações no meio jurídico e político. O ministro do STF Celso de Mello, decano da corte, escreveu que “o atrevimento presidencial parece não encontrar limites” e destacou que Bolsonaro “não é um monarca presidencial, como se o nosso país absurdamente fosse uma selva na qual o leão imperasse com poderes absolutos e ilimitados”.

A gravação também irritou parlamentares do PSL, que continua dividido. “Quando um político (ou uma família de políticos) posta um vídeo comparando o PSL – maior partido da base e que mais ajudou o governo – a uma hiena, significa dizer que ele está dispensando os votos e ajuda do partido? Deus limitou só a inteligência. A burrice é ilimitada”, escreveu a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP), ex-líder do governo no Congresso.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.