Lula terá ‘agenda de conversas’ com partidos para falar sobre 2026, diz Padilha
Ministro das Relações Institucionais afirmou em live de VEJA que o presidente pediu reuniões com líderes para tratar do 'segundo tempo' de seu governo
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou em live de Os Três Poderes, de VEJA, desta sexta-feira, 31, que, após a eleição na Câmara e no Senado, que ocorrerá neste sábado, o presidente Lula pediu que seus auxiliares organizem uma “agenda de conversas com presidentes de partidos, ministros e líderes para falar sobre governo e país e sobre 2026”.
“Falar do segundo tempo inteiro desse jogo (governo). Se essas conversas podem culminar numa reforma ministerial, em troca de ministros ou não, o presidente não falou ainda. Mas ele tem a disposição de abrir uma rodada de conversas. Certamente Rodrigo Pacheco e Arthur Lira, que são figuras importantes, vão ter essas rodadas de conversa”, afirmou Padilha.
O auxiliar de Lula falou também sobre a provável vitória de Hugo Motta (Republicanos-PB) na eleição da Câmara, sobre a possível entrada de mais partidos no governo, bem como um possível cargo para a hoje presidente do PT, Gleisi Hoffmann, o diálogo com o Congresso e a nova estratégia de comunicação definida pelo ministro da Secom, Sidônio Palmeira.
O programa foi apresentado por Ricardo Ferraz, com comentários de Robson Bonin, Marcela Rahal e José Benedito.