Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Afastado do cargo e alvo da PF, aliado de Lula segue favorito em Alagoas

Uma semana após afastamento, Paulo Dantas viu sua vantagem cair, mas dentro da margem de erro

Por Diogo Magri Atualizado em 18 out 2022, 12h51 - Publicado em 18 out 2022, 12h46

O governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), ainda lidera a corrida pela reeleição segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira, 18, pelo instituto Real Time Big Data. Dantas tem 46% dos votos totais e 57% dos válidos, enquanto o senador Rodrigo Cunha (União Brasil) soma 35% dos totais e 43% dos válidos. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.

A pesquisa é divulgada uma semana depois que Dantas foi afastado do cargo por decisão da ministra Laurita Vaz, do STJ. A Polícia Federal e o Ministério Público cumpriram 31 mandados de busca e apreensão em imóveis vinculados aos investigados no âmbito da Operação Edema, que apura a prática de desvios de recursos públicos no governo estadual desde 2019.

O levantamento do Real Time ouviu 1.000 eleitores entre 15 e 17 de outubro — ou seja, já computa a influência das denúncias contra o governador. Mesmo assim, a vantagem de Dantas caiu apenas de 14 para 11 pontos, uma variação dentro da margem de erro. São ainda 8% de brancos e nulos e 11% de indecisos.

Dantas conta com o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do senador Renan Calheiros (MDB-AL). Lula, aliás, participou de ato público pelas ruas de Maceió ao lado de Dantas, no dia 13 de outubro, quando o governador já estava afastado do cargo.

Continua após a publicidade

Rorigo Cunha, por outro lado, é o nome de Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara. Mas, ao contrário de Lira, o senador anunciou que não apoiará nenhum candidato a presidente no segundo turno. O nome de Jair Bolsonaro (PL) em Alagoas era o senador Fernando Collor (PTB), que terminou em terceiro lugar.

Na única pesquisa que o Real Time fez sobre o governo de Alagoas antes do primeiro turno, em julho deste ano, Dantas liderava com 26% das intenções de voto, enquanto Cunha e Collor empatavam em segundo lugar com 20%. Quatro meses depois, o resultado das urnas teve o governador em primeiro com 46,6%, Cunha em segundo com 26,8% e Collor em terceiro, com 14,7%.

O instituto cadastrou a pesquisa no TSE sob o número AL-06212/2022.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.