Acusado de fustigar Janja, Rui Costa pediu gesto de apoio a Lula
Ministro recorreu ao presidente depois de aparecer no noticiário como suspeito de vazar informação prejudicial à primeira-dama

Chefe da Casa Civil do governo Lula, Rui Costa acumula atritos e desgastes internos. Seus embates mais conhecidos são travados com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e envolvem desde os rumos da política econômica e do nível de ajuste fiscal até a troca de acusações de sabotagem.
A relação de Costa com o Congresso também não é das melhores. Ainda em 2023, o então presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), sugeriu a Lula que demitisse o auxiliar e colocasse Haddad na Casa Civil, como forma de acabar com as trombadas no ministério e melhorar a relação do governo com os parlamentares.
Lula não aceitou a sugestão, mas determinou a Costa que procurasse líderes de partido para tentar melhorar os canais de diálogo. Disciplinado, ele cumpriu a missão.
Rival de peso
Ex-governador da Bahia, Costa tem poucos aliados em Brasília. Já a sua lista de adversários, circunstancias ou permanentes, é bem extensa. Entre eles, aparece a primeira-dama da República, Rosângela da Silva. Os dois se estranharam já no início do governo.
Foi do ministro a orientação para que Janja não recebesse um cargo público. Ela, por sua vez, debita na conta de Costa a versão de que gostaria de trocar o mobiliário do Palácio da Alvorada a um custo milionário. A rixa entre os dois ficou em banho-maria até ser divulgada a polêmica intervenção sobre o Tiktok feita pela primeira-dama num jantar organizado pelo presidente da China, Xi Jinping.
Protegidas pelo anonimato, pessoas próximas a Janja espalharam a ideia de que Rui Costa era o principal suspeito de vazar para a imprensa a fala da primeira-dama durante o jantar. O caso virou uma crise dentro do governo, e, numa entrevista, Lula reclamou de deslealdade, mas não disse de quem.
Filme queimado
Alvo permanente de críticas, Costa não gostou de aparecer no noticiário como suspeito de deslealdade. Ele alegou inocência e pediu a Lula uma manifestação pública de apoio. Foi atendido. Em discurso na marcha de prefeitos, o presidente afagou o auxiliar.
“Quero aproveitar, na frente dos prefeitos, para agradecer o papel importante e relevante do Rui Costa. O governador mais bem-sucedido da Bahia joga no meu governo”, declarou Lula. Até aqui, o ministro tem a chancela de quem realmente importa.