A resposta de Helder Barbalho à crítica de Trump sobre a COP30
Governador do estado que recebe conferência climática mundial rebateu presidente americano: 'É melhor agir do que postar'
O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), estado que sedia a partir desta segunda-feira, 10, a COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), rebateu as críticas que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez ao evento.
O governo americano não virá para a conferência, postura que reforça o posicionamento de Trump tanto em relação às instâncias de deliberação internacional quanto às pautas ambientais.
“Devastaram a Amazônia para construir rodovias para os ambientalistas viajarem. Virou um grande escândalo!” disse Trump no Truth, a sua própria rede social. Ele divulgou um trecho de uma reportagem do canal americano de televisão Fox News que falava sobre a construção da avenida Liberdade, feita para a Conferência. O governo do Pará alega que a obra foi sustentável e obedeceu à legislação ambiental, mas a rodovia foi alvo de críticas da oposição ao governo por atravessar trechos de área preservada.
Helder rebateu: “Em vez de falar de estradas, o presidente norte-americano deveria apontar caminhos contra as mudanças climáticas. Poderia celebrar a redução histórica no desmatamento da Amazônia — com destaque para o estado do Pará, que obteve o seu melhor resultado. Ou, no mínimo, seguir o exemplo do Governo do Brasil e investir mais de US$ 1 bilhão para salvar florestas no mundo”, disse Helder.
Em vez de falar de estradas, o presidente norte-americano deveria apontar caminhos contra as mudanças climáticas.
Poderia celebrar a redução histórica no desmatamento da Amazônia – com destaque para o estado do Pará, que obteve o seu melhor resultado.
Ou, no mínimo, seguir o… https://t.co/rSuBAvBw0q
— Helder Barbalho (@helderbarbalho) November 10, 2025
No final, o governador do Pará ainda ironizou Trump, que é bastante ativo nas redes sociais. “Ainda dá tempo de passar na COP30, presidente Trump. Esperamos você com um tacacá (caldo de origem indígena típico do Pará). É melhor agir do que postar”, escreveu Barbalho no X (antigo Twitter).
A COP30, que se estenderá por duas semanas, começa nesta segunda-feira, às 10h, com um discurso de abertura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O objetivo dessa conferência, que acontece todos os anos, é chegar a consensos globais e ajustar as metas dos países no combate ao aquecimento global e à questão climática. Estima-se que o ano de 2025 terminará como um dos mais quentes da história.
A visita ‘para inglês ver’ do príncipe William ao Rio
‘Não se encara com teorias um bandido armado com fuzil’, diz ex-ministro da Segurança
Flamengo x Santos no Brasileirão: onde assistir, horário e escalações
O apelo de aliados para que Bolsonaro rompa o silêncio e controle os próprios filhos
Mirassol x Palmeiras no Brasileirão: onde assistir, horário e escalações







