Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

A marcante diferença das últimas três pesquisas sobre Lula x Bolsonaro

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 out 2022, 15h42 - Publicado em 13 out 2022, 15h17

O empate técnico entre Lula e Bolsonaro apontado pelo Paraná Pesquisas nesta quinta, 13, mostra um cenário diferente do que vinha sendo desenhado por outros levantamentos referentes a este segundo turno das eleições presidenciais. Segundo os dados da Paraná, os dois candidatos estão em situações iguais e o resultado ainda é incerto.

O instituto errou menos nas projeções do primeiro turno do que outros, como o Datafolha, Ipec, Quaest e Ipespe. Não se deve comparar pesquisas feitas com metodologias diferentes. Contudo, a coluna mostrará abaixo em quais segmentos da sociedade há diferença, e porquê, assim, os números finais são tão distintos. 

Segundo o novo levantamento da Paraná Pesquisas, Lula tem 47,6% das intenções de votos totais contra 44,1% de Bolsonaro. Considerando apenas os votos válidos, o ex-presidente tem 51,9% contra 48,1% do presidente, em um cenário de empate técnico.

Uma análise detalhada das intenções de votos – e uma comparação com o levantamento da Ipespe desta quarta, 12, e com o da Quaest desta quinta, 13 – mostra diferenças importantes que explicam porque o Paraná Pesquisa vê o empate entre os dois candidatos.

O levantamento do Ipespe, por exemplo, mostra o petista com 50% dos votos contra 43% de Bolsonaro. Quando considerados os votos válidos, Lula teria 54% das intenções de voto ante 46% do atual presidente.

Continua após a publicidade

Já a pesquisa Quaest revela Lula com 49% ante 41% de Bolsonaro. Quando considerados os votos válidos, o petista teria 54% das intenções de voto versus 46% do líder da extrema-direita. 

Esses são os números gerais. Vamos às diferenças entre alguns dos segmentos que mostram o porquê das discrepâncias.

Segundo o Paraná Pesquisas, Lula tem 46,2% dos votos dos homens contra 47,3% de Bolsonaro, distância de menos de 1 ponto percentual. No levantamento do Ipespe, o petista tem 44% dos votos dos homens contra 52% de Bolsonaro, distância de 8 pontos favoráveis ao presidente. Na Quaest, Lula tem 47% e Bolsonaro, 42%.

No eleitorado feminino, a diferença é ainda maior: para o Paraná, Lula tem 48,9% dos votos das mulheres ante 41,1% do presidente, uma distância de 7 pontos percentuais. Para o Ipespe, a distância seria de 20 pontos percentuais que favorecem o petista: Lula com 56% dos votos contra 36% de Bolsonaro. A Quaest mostra o líder esquerdista com 50% enquanto o expoente da extrema-direita tem 39% entre o eleitorado feminino.

Continua após a publicidade

Outra diferença importante entre os dois levantamentos está na votação dos eleitores das regiões Norte/Centro-Oeste. Segundo o Paraná Pesquisas, Bolsonaro tem 52,1% dos votos nas duas regiões contra 40,5% do petista, distância de quase 12 pontos percentuais que favorecem o presidente. Já o levantamento do Ipespe mostra um cenário mais equilibrado entre os dois: Bolsonaro com 49% e Lula com 48% dos votos. Na Quaest, usando como média das duas regiões, o petista aparece com 46% e o atual presidente com 44,5%. 

Diante das incertezas causadas pelos erros dos institutos na primeira etapa da disputa, fica difícil prever qual levantamento está mais próximo da realidade.

Se, assim como no primeiro turno, o Paraná Pesquisas estiver mais perto do cenário real, tanto Lula como Bolsonaro precisam agir como quem ainda não garantiu a vitória, precisando de cada voto para sair vencedor no dia 30 de outubro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.