A explicação que bolsonaristas tentam emplacar para o inglês de Bolsonaro na Paulista
Vídeo divulgado em grupo de apoiadores do ex-presidente diz que pronúncia duvidosa foi ‘golpe de mestre’

Durante seu discurso na Avenida Paulista neste domingo, 6, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) decidiu pronunciar uma frase em inglês para manifestar sua indignação com o julgamento de dois presos do 8 de Janeiro. A declaração, contudo, chamou a atenção pela pronúncia confusa e pausada, incomum para um ex-chefe de Estado, o que gerou críticas nas redes sociais. Em reação a isso, horas depois, influenciadores bolsonaristas começaram a classificar o ato como uma “jogada de mestre”: para eles, Bolsonaro expôs suas limitações propositalmente, para chamar atenção.
A dificuldade com o idioma foi reconhecida pelo ex-presidente na mesma manifestação. “Eu não falo inglês. É uma grande falha da minha formação”, declarou, antes de criticar a acusação de golpe contra “pipoqueiros e sorveteiros”. “Popcorn and ice cream sellers sentenced for coup d’État in Brazil”, declarou.
A fala aconteceu durante a tarde na cidade de São Paulo, no ato que pediu a anistia dos presos pelos ataques à democracia na Praça dos Três Poderes, em Brasília, há dois anos.
À noite, pouco antes das 22 horas deste domingo, uma publicação de um influenciador bolsonarista foi compartilhada em um grupo voltado para apoiadores do ex-presidente, ao qual VEJA teve acesso. “Bolsonaro fez uma jogada de mestre na manifestação e ninguém percebeu…”, dizia a chamada para o vídeo.

O conteúdo, curtido pelo vereador carioca Carlos Bolsonaro (PL), afirma que a pronúncia em inglês de Jair “não foi das melhores”, mas “cumpriu uma missão muito importante” para divulgar o recado que o ex-presidente queria passar, sobre os presos do 8 de janeiro. Ou seja, a repercussão pelos problemas na pronúncia acabou por ajudar na divulgação do teor da frase.
O vídeo lembra ainda do episódio em que Bolsonaro participou de uma motociata junto de seu então ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos), quando os dois não usavam o capacete obrigatório por lei para pilotar o veículo, em 2022. Segundo o influenciador, nos dois casos, a “estratégia” usada foi a mesma.