Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

A estratégia de Lula para São Bernardo: ‘um petista diferenciado’

Presidente aposta na candidatura do deputado estadual Luiz Fernando Teixeira, que é empresário e evangélico

Por Ricardo Chapola
Atualizado em 8 Maio 2024, 13h58 - Publicado em 5 Maio 2024, 18h33

Na tentativa de contornar a crescente rejeição ao partido após a Operação Lava Jato, atrair votos de outros espectros políticos e vencer as eleições em São Bernardo do Campo (SP), o PT conta com a ajuda de Lula para definir um nome capaz de recuperar a hegemonia política na cidade. Desde 2023, o presidente participa ativamente desse processo. Para ele, retomar comando do município, considerado como a meca do PT , é mais que uma simples questão política. É questão de honra.

O PT governou São Bernardo do Campo, cidade de 810 mil habitantes da região metropolitana de São Paulo, por 24 anos. A última vez foi de 2008 a 2016, com o sindicalista e ex-deputado Luiz Marinho, hoje ministro do Trabalho. Em 2016, depois dos escândalos de corrupção da Lava-Jato, o PSDB rompeu o ciclo, elegendo o tucano Orlando Morando por dois mandatos consecutivos.

Ao contrário do que desejam alguns petistas, Lula escalou para a missão o deputado estadual Luiz Fernando Teixeira. Irmão do ministro de Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, ele está em seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo, é empresário, não tem sua história ligada ao sindicalismo e nem a movimentos sociais, além de ser evangélico — um ativo considerado fundamental pelo presidente.

“Tenho um perfil diferenciado dentro do partido. Nas últimas eleições, mesmo as pessoas que não gostam do PT votaram em mim para deputado estadual”, afirmou o pré-candidato petista à VEJA.

Continua após a publicidade

As pesquisas mais recentes divulgadas mostram que o PT , mesmo concorrendo com um “petista diferenciado”, deve enfrentar dificuldades em São Bernardo. Um levantamento publicado pelo Instituto Paraná Pesquisas em fevereiro mostrou  o deputado federal Alex Manente (Cidadania) na liderança, com 37% das intenções de voto, seguido pelo também deputado Marcelo Lima (21,8%). Luiz Fernando apareceu apenas em terceiro lugar (9,9%).

O PT acredita que o apoio explícito do presidente será capaz de reverter essa situação desfavorável do candidato do partido. O problema é que a popularidade de Lula em sua “terra natal” também já não é mais a mesma.

Lula, ressalte-se, nasceu em Garanhuns (PE).

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.