Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Paolo Guerrero já tem data para voltar ao Inter após doping

Atacante peruano poderá estrear pelo clube gaúcho a partir do dia 5 de abril

Paolo Guerrero tem nova data para voltar ao futebol profissional. O Internacional consultou a Fifa nesta terça-feira, 29, e confirmou, em suas redes sociais, que o atacante peruano começará a treinar com o restante do elenco no dia 5 de fevereiro, mas só poderá disputar uma partida oficial a partir do dia 5 de abril, quando se encerra sua punição por doping.

“O Sport Club Internacional comunica que, após consulta formal à Wada (Agência Munidial Antidoping) e Fifa, recebeu a confirmação que o atleta Paolo Guerrero estará apto para jogar a partir de 5 de abril de 2019. O jogador iniciará o processo de treinamentos com o grupo principal no dia 5 de fevereiro, onde poderá integrar todos os trabalhos normalmente, seguindo a norma regulamentar a respeito do tema’, comunicou o clube, em nota.

Nas redes sociais, o clube gaúcho celebrou a notícia de forma bem humorada, simulando uma conversa de WhatsApp na qual Guerrero avisa os colegas sobre seu retorno.

Guerrero testou positivo para benzoilecgonina, um metabólito da cocaína, em outubro de 2017, após um jogo contra a Argentina, pelas Eliminatórias Sul-Americanas. O jogador, então no Flamengo, foi suspenso por um ano, mas conseguiu reduzir a pena para seis meses, o que permitia sua participação na Copa do Mundo da Rússia. A Wada, porém, ampliou a pena de Guerrero para 14 meses na Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês).

O peruano teve de recorrer à corte comum para tentar disputar a Copa do Mundo e seu pedido de efeito suspensivo foi aceito pelo CAS. Logo após o Mundial da Rússia, em agosto, o atacante de 35 anos assinou com o Inter por três temporadas, mas não pôde estrear com a camisa do clube, pois não foi inocentado e sua punição voltou a ser aplicada. Ele poderá fazer seu primeiro jogo pela equipe gaúcha no dia 24 de abril, contra o Alianza Lima, na fase de grupos da Copa Libertadores.