O treinador Fernando Santos apostou alto ao barrar Cristiano Ronaldo do time titular de Portugal para o jogo contra a Suíça nesta terça-feira, 6, pelas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar – e acertou em cheio.
Com três gols de Gonçalo Ramos, jovem centroavante do Benfica que jogou na vaga do astro, a seleção goleou a Suíça por 6 a 1 e avançou às quartas pela terceira vez em sua história. Pepe, Raphael Guerreiro e Rafael Leão também marcaram, enquanto Manuel Akanji descontou para os suíços.
Agora, Portugal encara nas quartas de final o Marrocos, que surpreendeu ao eliminar a Espanha nos pênaltis após empate por 0 a 0. O duelo está marcado para este sábado, 10, às 12h (de Brasília). Quem vencer pega na semifinal Inglaterra ou França, que se enfrentam no mesmo dia, às 16h.
Com muita mobilidade do quarteto ofensivo formado por Gonçalo Ramos, João Félix, Bernardo Silva e Bruno Fernandes, Portugal dominou o jogo desde o início.
A Suíça apostou em uma linha defensiva de cinco homens para conter o poder ofensivo dos lusitanos, mas só conseguiu resistir 17 minutos, até Gonçalo receber um passe na área, girar para a perna esquerda e soltar uma bomba no ângulo de Sommer para abrir o placar.
Depois do golaço do jovem de 21 anos, foi a vez do jogador mais velho em campo balançar as redes. Bruno Fernandes bateu escanteio da direita e o veterano zagueiro Pepe, 39 anos, saltou mais alto que todo mundo e deu uma cabeçada fulminante, aos 33 minutos. Domínio total português, e 2 a 0 no placar.
A Suíça tentou se soltar no segundo tempo, mas tomou mais dois gols em apenas 10 minutos. Aos seis, Dalot cruzou rasteiro da direita e Gonçalo Ramos, em um movimento rápido de centroavante, se antecipou à zaga e desviou para as redes.
Quatro minutos depois foi a vez de o lateral Guerreiro invadir a área pela esquerda e chutar forte no alto. No banco, Cristiano Ronaldo foi filmado aplaudindo e rindo com os outros reservas.
Os suíços fizeram o gol de honra logo depois, com o zagueiro Akanji aproveitando desvio em cobrança de escanteio e completando para a rede. Mas ao dia era mesmo de Gonçalo Ramos: aos 22 minutos, ele recebeu passe de João Félix, saiu na cara do gol e deu um toquinho com estilo por cima do goleiro para marcar seu terceiro na partida.
Cristiano Ronaldo ainda entrou no lugar de Gonçalo para os últimos 20 minutos e tentou buscar seu gol, mas não conseguiu.
O camisa 7 bateu uma falta na barreira e teve um tento corretamente anulado por impedimento. Mas, dessa vez, pelo menos, Portugal não sentiu falta de um gol do maior artilheiro de sua história.
Quem fez o sexto foi outro atacante que veio do banco: Rafael Leão dominou pela esquerda e acertou chute colocado com estilo, já nos acréscimos, para fechar o placar.