A Croácia obteve o terceiro lugar da Copa do Mundo ao vencer o Marrocos por 2 a 1 neste sábado, 17, na disputa entre os dois times eliminados na semifinal. A vitória veio com lindos gols de Gvardiol, em jogada ensaiada, e Orsic, em chute indefensável. O zagueiro Dari descontou para os africanos, que, com o quarto lugar, fizeram a melhor campanha da história do continente em Mundiais.
Já o terceiro lugar croata iguala a histórica campanha de 1998, quando o time do leste europeu disputou sua primeira Copa do Mundo. O time vinha da melhor participação de sua história, ao ser vice-campeão em 2018, perdendo a final para a França por 4 a 2.
Os dois times vieram com mexidas para a partida. A Croácia sacou o lateral-direito Juranovic, o zagueiro Lovren, o lateral-esquerdo Sosa, o volante Brozovic e o meia Pasalic para as entradas de Stanisic, Sutalo, Majer, Orsic e Livaja. Já o Marrocos descansou os meio-campistas titulares Ounahi e Amallah e mandou a campo El Khannous e Sabiri.
Com menos de 10 minutos de jogo, o placar já apontava 1 a 1. Os dois gols saíram em bolas paradas: primeiro, uma bela jogada ensaiada da Croácia terminou com Perisic ajeitando de cabeça e Gvardiol mergulhando para marcar de peixinho. Logo depois, em cobrança de falta marroquina, Majer desviou mal de cabeça e a bola sobrou limpa para o zagueiro Dari, sozinho na pequena área, empatar.
Aos 42, a Croácia passou de novo na frente com um golaço. Livaja ficou com a sobra na área e abriu na esquerda para Orsic, que bateu colocado, de primeira, no ângulo do goleiro Bono, sem chance de defesa.
No segundo tempo, o ritmo diminuiu, com os dois times sofrendo com o cansaço – a Croácia jogou duas prorrogações na Copa, contra Japão e Brasil, e o Marrocos, uma, contra a Espanha. Vários jogadores sentiram cãibras ou dores e precisaram ser substituídos, como o atacante croata Kramaric e os dois zagueiros marroquinos, El Yamiq e Dari.
No último lance, En-Nesyri ainda teve a chance de empatar para o Marrocos, mas cabeceou por cima. Agora, só resta a final para fechar a Copa de 2022. Argentina e França decidem quem fica com a taça neste domingo, 18, a partir das 12h (de Brasília).