Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

O rei do Parque dos Príncipes: o primeiro dia de Neymar no PSG

Contratação mais cara da história do futebol, brasileiro negou que objetivo seja "dinheiro e protagonismo" e se disse empolgado com novo desafio

Por Da redação Atualizado em 4 jan 2018, 16h04 - Publicado em 4 ago 2017, 08h20

Duzentos e vinte e dois milhões de euros depois, Neymar enfim começou sua história no Paris Saint-Germain na manhã desta sexta-feira. Com a responsabilidade de ser – de longe – a contratação mais cara do futebol mundial, o atacante foi apresentado no Parque dos Príncipes e tratado com um rei pelos torcedores. Neymar afirmou que a decisão de trocar o Barcelona pelo PSG foi muito difícil e movida pelo “desafio” e não pelo dinheiro. Ele lamentou que torcedores do clube catalão estejam magoados e foi defendido pelo presidente do PSG, Nasser Al-Khelaïfi, que disse que o brasileiro foi “um cavalheiro” durante as negociações e considerou injustas as comparações com Luis Figo e outros atletas apontados como “mercenários”

  • Veja como foi a primeira entrevista de Neymar pelo PSG, no Parque dos Príncipes:


    11h – ‘C’est fini’

    Encerramos aqui a cobertura da apresentação de Neymar; confira as melhores imagens:


    10h52 – Agradecimento aos companheiros de Barça

    Pouco antes da coletiva, Neymar postou um longo texto de agradecimento aos ex-companheiros de Barcelona, com destaque para Messi e Luis Suárez, com quem formou o histórico trio de ataque MSN

    View this post on Instagram

    Hermaniitooosss … desejo tudo de bom pra vocês, obrigado por estes anos de muita alegria e aprendizado. Sou um cara realizado por ter jogado com vocês…. um dos motivos que vim ao barcelona foi você @leomessi porque queria jogar com meu ÍDOLO e o MAIOR que já vi no futebol, te agradeço por todo carinho que teve comigo e tudo que aprendi olhando você de perto, não tem jeito .. sou teu fã e pra sempre irei te admirar!! Gordooo @luissuarez9 chegou trazendo uma alegria enorme e nos juntando mais ainda, quem diria que 3 de SUDAMÉRICA iriam dar certo 😂🤣 aprendi diversas coisas com você e a maior delas foi chutar de primeira hahaha 😂🤣 LOS DESEO LO MEJOR PARA VOSOTROS !! AMO VOCÊS e sentirei SAUDADES, principalmente do basquete hahaha 😂🤣 e tambem agradeço a todos os meus companheiros que tive estes anos .. cheguei um menino sonhador, querendo aprender com vocês e hoje saio um homem orgulhoso de ter tido vocês ao meu lado esse tempo! Que vocês nunca percam a humildade que tem e que sejam felizes sempre! Tamo junto E o resto ? … É HISTÓRIA 🤙🏽😜

    A post shared by ene10ta Érre 🇧🇷 👻 neymarjr (@neymarjr) on

     


    10h45 – Marquinhos dá as boas-vindas

    Companheiro de Neymar na seleção brasileira e agora no PSG, o zagueiro Marquinhos deu as boas-vindas ao atacante: “Paris já te ama”

    View this post on Instagram

    🇫🇷 Bienvenue dans ta nouvelle famille mon frère. Paris t'aime déjà! | 🇧🇷 Bem vindo a sua nova família meu irmão. Paris já te ama! @neymarjr 🔴🔵 #IciCestParis #ParisEstMagique

    A post shared by Marcos Aoás Corrêa (@marquinhosm5) on


    10h35 – Os primeiros toques na bola

    Neymar atendeu ao pedido dos fotógrafos e fez seus primeiros malabarismos vestindo uma camisa do PSG, mas foi conservador na hora das embaixadinhas


    10h25 – Até o adversário está ansioso

    O modesto Amiens, adversário da estreia do PSG na liga francesa, neste sábado (5), já está ansioso com a possibilidade de o brasileiro estar em campo. O clube compartilhou, em suas redes sociais, a frase do brasileiro e nem se importou com o fato de Neymar não saber o nome do Amiens : “Quero jogar amanhã contra o….contra o clube que vem jogar aqui no Parque dos Príncipes contra nós”

    
    

    10h14 – Presidente aclamado

    O presidente do clube, o catariano Nasser Al-Khelaifi, que em seus primeiros anos foi bastante contestado pela torcida do PSG, hoje está em alta após a contratação de Neymar


    10h06 – O caminho rumo á glória

    Neymar é, de longe, a maior contratação do PSG – e também da história do futebol. Ele é um sonho antigo do presidente do clube, o catariano Nasser Al-Khelaifi. Um tenista fracassado e filho de pescadores, Al-Khelaifi fez fortuna como empresário no Catar e, a partir de 2011, iniciou seu ambicioso projeto no PSG. O clube começou com contratações mais modestas, como a do uruguaio Diego Lugano, passando por astros como David Beckham e Zlatan Ibrahimovic, até chegar a Neymar. Confira um levantamento de VEJA/PLACAR da trajetória do PSG rumo à glória:


    9h53 – Nos braços do povo

    Neymar foi até a parte externa do estádio Parque dos Príncipes e foi recebido de forma calorosa pelos torcedores do PSG


    9h44 – Fãs aguardam Neymar

    Uma multidão de torcedores aguarda a saída do atacante nos arredores do Parque dos Príncipes


    9h35 – Camisa 10 em campo

    Neymar está no gramado com o uniforme e exibe a camisa 10, que já foi de Raí e Ronaldinho Gaúcho. O editor de VEJA Alexandre Salvador está no Parque dos Príncipes e traz os detalhes da apresentação.


    9h29 – Nova casa

    Neymar deverá vestir o uniforme do PSG e pisar no gramado do Parque dos Príncipes para fotos


    9h28 – Galeria de Fotos

    Confira, em imagens, como foi o primeiro dia de Neymar como jogador do PSG:


    9h18 – Fim da coletiva

    Neymar encerra sua primeira entrevista se arriscando em francês: “Paris Saint-Germain é mágico


    9h17 – Relação com Messi

    “Não mudou nada a minha relação com ele. Um dos motivos que me fizeram ir ao Barcelona foi o Messi, que é meu ídolo no futebol, o melhor do mundo na minha opinião. Não tive nenhuma pressão, só na primeira semana quando estava treinando com meus ídolos, mas eles me deixaram tranquilo. Agradeço muito ao Leo, que me acolheu muito”


    9h15 – Liga francesa

    “Escutei muita gente falando mal da liga e estas pessoas estão errados. Conversei com muita gente que jogou aqui e assisti jogos e acho que não tem nada fácil. É um desafio muito grande para mim e para o clube, vencer a liga novamente e buscar outros títulos também.


    9h13 – Paris e os brasileiros

    “Estou ansioso, não só para conhecer meu novo clube, os companheiros, mas também para conhecer a cidade. Paris é Paris e não precisa de mim. Hoje é a minha casa e estou vivendo outro sonho, buscando novos desafios. O histórico brasileiro aqui é bom e me sinto feliz por ser parte disso. Espero poder fazer história aqui como todos fizeram.”


    9h11 – Novos companheiros

    “Sou muito fã do Verrati. E também queria agradecer ao Pastore por ter me cedido a camisa 10, era algo que eu não contava nem esperava, fiquei muito feliz, ele já tem todo o meu carinho e espero ajudá-lo muito em campo.”


    9h10 – Liga dos Campeões

    Nasser Al-Khelaïfi: Nossa meta sempre foi a Liga dos Campeões e agora mais ainda. Queremos ganhar todos os títulos, mas não temos que colocar tanta pressão. os jogadores tem que desfrutar dos jogos, apesar de toda essa pressão.”


    9h07 – “Neymar foi um cavalheiro”

    Nasser Al-Khelaïfi: “Neymar sempre tentou evitar essa situação, ele foi um cavalheiro em sua saída do Barcelona. Estávamos muito pressionados, e também colocando pressão nele. Acho muito injusto, não dá para comparar com outras negociações”


    9h46 – “Novo Figo, traidor, mercenário…”

    “Não fiz nada de errado, não sei o que dizer. Fico triste de que a maioria, ou a minoria, não sei, pense dessa forma. Nunca faltei ao respeito com o clube ou com a torcida. Nós não somos obrigados a ficar em um clube. Acho que eu estou no meu direito, não faltei com respeito com ninguém. Sou muito grato a todos no Barcelona e fico triste que algumas pessoas pensem assim.”


    9h04 – Decisão

    “Tomei a decisão faz pouco tempo, foi há dois dias. O primeiro a saber foi o treinador do Barcelona (Ernesto Valverde). Apesar de termos trabalhado pouco, tenho muito respeito por ele. Foi muito difícil, mas sei que Deus tem algo preparado para mim.”


    9h02 – “Se queda” de Piqué

    “Foi um momento de descontração nosso, na folga, e ele acabou colocando a foto, numa brincadeira. Eu pedi para que ele não colocasse, porque não tinha nenhuma decisão tomada, minha cabeça estava um trevo. Mas foi a forma dele de brincar, e eu respeito. É um grande amigo que eu tenho no futebol e desejo a ele o melhor sempre”

    View this post on Instagram

    Se queda.

    A post shared by Gerard Piqué (@3gerardpique) on


    9h – Estreia

    Neymar cogita estrear já neste sábado, diante do Amiens, no Parque dos Príncipes. Ainda precisam chegar documentos para o jogador ser regularizado. “Vinha treinando sim, agora dei uma parada de dois dias sem treinos por tudo que estava acontecendo. Passei pelo campo, deu vontade de colocar a camisa do PSG e jogar. Vamos conversar e ver certinho. É o que eu mais gosto de fazer e se puder jogar eu jogo (risos)”

    Continua após a publicidade

    8h58 – Peso de ser o mais caro do mundo

     “Sigo com 69 quilos, continuo na mesma altura (risos).”


    8h57 – Fair Play Financeiro

    Presidente do clube, Nasser Al-Khelaïfi : “Fomos muito transparentes desde o início. Estamos totalmente dentro das regras que a Uefa e a Fifa estabelecem. Se vocês estão preocupados com isso, podem ir tomar um café tranquilos, estamos dentro das regras”


    8h52 -Importância do dinheiro

    “O que eu tenho para dizer é que essas pessoas que pensam que vim por dinheiro não sabem nada da minha vida. Nunca fui movido por dinheiro. A primeira coisa que penso é a felicidade da minha família. Se eu pensasse só em dinheiro estaria em outro lugar. Só tenho a lamentar que tenha gente que pense dessa forma”. Presidente do clube, Nasser Al-Khelaïfi complementa: “Posso garantir que não veio por dinheiro, poderia ganhar mais em outro lugar. Neymar veio para fazer história no PSG, fazer história conosco”


    8h51 – Mágoa dos torcedores do Barcelona

    “A mensagem que eu deixo é de muito carinho e respeito ao Barcelona. Fui muito feliz nesse clube, fiz uma história no Barcelona, ganhei muitos títulos, fiz gols… Infelizmente não dá para deixar todo mundo feliz, os torcedores são passionais, mas eu só queria agradecer o carinho que eles tiveram por mim.”


    8h49 – Influência dos brasileiros na decisão

    “Falei com os brasileiros daqui, estão empolgados e felizes. Não estou vindo por causa dos amigos, tem todos um contexto geral. Foi muito difícil, pensei em muitas coisas. Muita gente queria que eu me comunicasse, falasse algo, mas era difícil eu falar sem ter certeza do que eu queria. A partir do momento que eu decidi, eu falei. Foi muito difícil, mas estou muito feliz, foi o que meu coração pediu e a direção que Deus me deu.”


    8h47 – Despedida difícil

    “Foi uma das decisões mais difíceis que tomei na vida, por estar feliz, ter muitos amigos, estar com jogadores fantásticos. Foi um momento de muita tensão, de estar pensando no que fazer da minha vida. Deixei muitos amigos em Barcelona e fico muito feliz com isso, porque nossa vida no futebol passa muito rápido. Agradeço ao carinho dos jogadores do Barcelona, que me acolheram muito bem”


    8h44 – Protagonismo

    “A questão do protagonismo não influenciou nada. Eu vim para buscar um desafio diferente. Não estava incomodado no Barcelona. Protagonismo é algo relativo e nunca busquei isso. Vim buscar algo novo, títulos, o que a torcida merece. Sou movido a desafios e por isso estou aqui.”


    8h40 – Começou

    Começa a entrevista coletiva de Neymar no Parque dos Príncipes. “Estou muito feliz. Vim pela ambição que esse clube tem, assim como a minha, de querer vencer, buscar algo maior. Espero fazer o melhor para ajudar a equipe a conquistar os maiores título.”


    8h38 – Neymar pai na área

    Neymar da Silva Santos, o pai e agente do jogador, está no Parque dos Príncipes para a coletiva do filho. Ao se despedir do Barcelona, o atacante surpreendeu ao dizer que contrariou os conselhos do pai ao aceitar a proposta do PSG.


    8h35 – Novo Príncipe

    Antes da coletiva, que deve começar em instantes, Neymar já posou para fotos e deu entrevista ao PSG no gramado do Parque dos Príncipes


    8h33 – Casa brasileira na Europa

    Neymar se tornará o 32º jogador brasileiro a vestir a camisa do PSG. Desde Abel Braga na década de 70, passando pelos ídolos Raí e Ronaldinho Gaúcho, clube da capital francesa tem relação estreita com o país do futebol; relembre:


    8h30 – Vai começar

    Primeira coletiva de Neymar como jogador do PSG deve começar em instantes


    8h29 – “Se vá”

    O zagueiro do Barcelona Gerard Piqué, que antes havia dito que Neymar permaneceria no clube com a postagem “Se queda” (Fica), e depois virou motivo de piadas por isso, voltou às redes sociais nesta sexta para se despedir do amigo:

    View this post on Instagram

    Desde que llegaste, te vi como mi hermano pequeño. Todo lo que hacías, tu forma de entender la vida y el fútbol. Éramos muy parecidos y conectamos enseguida. Ha sido un placer enorme tenerte a mi lado durante estos años. Me quedo con todos los momentos que hemos pasado juntos, dentro y fuera del terreno de juego. Estoy feliz de que lo hayas ganado todo vistiendo la camiseta del Barça. Esto quedará para siempre. Jugadores como tú hacen más grande este Club y su historia. Espero que te vaya genial en el futuro. Te mereces que los sueños que te quedan por cumplir se te hagan realidad en París. Y para terminar, recuerda hacer siempre lo que hacía nuestro amigo JC: MAGIA. Te quiero, Gerard.

    A post shared by Gerard Piqué (@3gerardpique) on


    8h26 – Bônus negado

    O Barcelona informou que não pagará o bônus de 26 milhões de euros que Neymar teria direito por ter renovado seu contrato com o clube catalão no ano passado:


    8h25 – Neymar já veste a 10

    O empresário do jogador, Wagner Ribeiro, posta uma foto do craque já segurando a camisa 10 do PSG:

    View this post on Instagram

    Primeira camisa

    A post shared by Wagner Ribeiro (@ribeirowagner) on










    Continua após a publicidade
    Publicidade