Vídeo: Terremoto de magnitude 6,2 atinge Istambul e deixa mais de 150 feridos
Muitos se machucaram ao tentar fugir dos prédios pelas janelas

Uma série de terremotos atingiu Istambul, maior cidade da Turquia, na manhã desta quarta-feira, 23, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
O abalo mais forte, de magnitude 6,2, foi sentido também em Ancara, a cerca de 440 quilômetros de distância.
Ao menos 151 pessoas ficaram feridas — a maioria ao pular de janelas ou sacadas, em meio ao pânico. Não há registro de mortes nem de danos estruturais graves.
Em comunicado na rede social X, o ministro dos Transportes e Infraestrutura, Abdulkadir Uraloğlu, informou que as inspeções iniciais não apontaram problemas em rodovias, aeroportos, trens ou metrôs.
Panic in Istanbul as three earthquakes strike back-to-back!
After shocks of 3.9 and a powerful 6.2, another 4.4 magnitude quake hit off the coast of Silivri pic.twitter.com/p8tf1UlXDb
— RT (@RT_com) April 23, 2025
Já o ministro do Interior afirmou que a Presidência de Gestão de Desastres e Emergências (AFAD) e outras instituições iniciaram varreduras em toda a região afetada.
Em bairros como Bağcılar, moradores montaram acampamentos improvisados em parques, temendo novos tremores.
Há décadas, cientistas alertam para o risco de um grande terremoto em Istambul, cidade cortada por falhas geológicas ativas.
A ausência do prefeito Ekrem Imamoğlu, um dos principais rivais políticos do presidente Recep Tayyip Erdoğan, foi notada.
Detido sob acusações de corrupção e terrorismo — que ele nega —, Imamoğlu divulgou nota por meio de seus advogados, lamentando não poder estar presente. “Terremoto é uma questão que vai além de qualquer disputa eleitoral”, afirmou.
Apesar do susto, Istambul começa a retomar a rotina. Cafés reabriram, o trânsito voltou a fluir e parte da população já retornou às residências.
O medo, no entanto, persiste: o fantasma de um novo e mais devastador tremor segue vivo na memória coletiva dos 15 milhões de habitantes da metrópole.