VÍDEO: Ponte em construção na China desaba e deixa ao menos 12 mortos
Episódio aconteceu na madrugada desta sexta, 22, enquanto 16 pessoas trabalhavam na obra

Doze pessoas morreram e quatro continuam desaparecidas após um acidente na ponte ferroviária Jianzha, na região central da China. O episódio aconteceu na madrugada desta sexta-feira, 22, quando cabos de aço que sustentavam a obra em construção se romperam.
Imagens da emissora chinesa CCTV mostram o momento em que a parte central do arco da ponte Jianzha desabou de repente e caiu nas águas do rio Amarelo.
4 people died and 12 others are missing after a construction cable broke at around 3 am today at a bridge under construction on the #Qinghai section of the Sichuan-Qinghai Railway. Search and rescue efforts are underway. #China #accident pic.twitter.com/fK0AB2CN4u
— Shanghai Daily (@shanghaidaily) August 22, 2025
Dezesseis pessoas estavam trabalhando na área no momento do acidente. Inicialmente, sete mortes foram relatadas pela imprensa local, mas ao decorrer da progressão das operações de resgate, os números foram aumentando.
As buscas por corpos e sobreviventes seguem ativas, com aproximadamente 806 agentes mobilizados e contando com o suporte de 91 veículos, 27 barcos e um helicóptero. O Ministério de Gerenciamento de Emergências do país enviou um grupo de trabalho para orientar as operações de resgate.
+ Índia diz ter testado ‘com sucesso’ míssil com capacidade nuclear que pode atingir China
A ponte Jianzha faz parte de uma linha férrea que liga as províncias de Sichuan e Qinghai, sendo a maior ponte do mundo em vigas de aço contínuas com duas faixas, e é a primeira a cruzar o Rio Amarelo, sendo a mais longa da China em termos de extensão. Era esperado que o vão central da construção fosse concluído até o final deste mês.
As autoridades investigam as causas do acidente, mas não é incomum que episódios desse tipo ocorram em locais de obras chineses, uma vez que as regulamentações de segurança no país são frouxas. No ano passado, o colapso de um grande canteiro de obras ferroviárias em Shenzen, no sul do país, levou ao desaparecimento de 13 pessoas.