Vídeo: paraquedista fica preso a asa de avião durante salto na Austrália
Episódio aconteceu na região de Queensland, no nordeste do país, durante salto em formação; Piloto declarou 'mayday' mas conseguiu pousar em segurança
O Departamento Australiano de Segurança no Transporte (ATSB) divulgou nesta semana um vídeo mostrando o momento em que um paraquedista ficou preso à asa de um avião durante um salto. As imagens mostram o equipamento se abrindo de forma acidental e puxando o homem para fora da aeronave. O episódio aconteceu no dia 20 de setembro, durante o evento Big Ways at the Beach, em Queensland, na Austrália.
Registros capturados por uma câmera instalada na fuselagem da aeronave modelo Cessna Caravan mostram o instante em que o paraquedas se abre e puxa o homem para fora do avião, deixando-o pendurado em pleno ar. Outra filmadora, utilizada pelo próprio paraquedista, mostra o equipamento preso na asa traseira do avião.
O paraquedista fazia parte de um grupo com 17 atletas que partiram da cidade rural de Tully, no nordeste australiano, para realizar um salto em formação a partir de 4.572 metros de altitude. Após ser arrastado e preso à asa da aeronave, ele usou uma faca de gancho para cortar parte das correias e se soltar. Uma vez livre, o homem acionou o paraquedas principal para pousar em segurança, sofrendo apenas ferimentos leves.
Durante o episódio, o estabilizador horizontal da aeronave foi danificado. Mesmo após o atleta se libertar, parte do paraquedas permaneceu enrolado na asa traseira. Isso fez com que o piloto emitisse um “mayday” — código internacional de rádio para emergências graves — e preparasse seu próprio equipamento para caso a aterrissagem não fosse bem-sucedida. Apesar dos transtornos, ele conseguiu pousar em segurança.
As investigações conduzidas pelo ATSB apontaram que o avião não respeitava os limites de peso e balanceamento, importantes para prevenir a perda de controle — ainda que não tenha sido a causa direta do incidente. Segundo a Federação Australiana de Paraquedismo, o design volumoso da alça do paraquedas reserva também pode aumentar o risco de enrosco em partes externas da aeronave, caso não haja a devida proteção.
Moradores do Retiro dos Artistas comovem com pedidos de Natal
As reações nos bastidores do STF ao projeto que reduz pena de Bolsonaro
Governo confirma novo valor do salário mínimo para 2026
Vasco x Fluminense na Copa do Brasil: onde assistir, horário e escalações
A confusão em festa de confraternização da equipe de Virgínia Fonseca







