Vídeo: Médicos na Rússia realizam cirurgia durante terremoto
Episódio aconteceu em Kamchatka, uma das províncias mais afetadas pelo sismo de magnitude 8,8

Médicos da cidade de Petropavlovsk-Kamchatsky, na Rússia, estavam realizando uma cirurgia no momento em que a região foi atingida pelo forte terremoto de magnitude 8,8 que abalou a costa leste do país nesta quarta-feira, 30. O episódio aconteceu em um hospital oncológico de Kamchatka, província afetada pelo sismo.
No vídeo, divulgado pelo Ministério da Saúde local, é possível ver os médicos segurando o paciente, o equipamento cirúrgico e os monitores enquanto a sala treme violentamente.
“Apesar do perigo, os médicos permaneceram calmos e acompanharam o paciente até o fim”, declarou o Ministro da Saúde de Kamchatka, Oleg Melnikov.
Por meio de seu canal no Telegram, Melnikov agradeceu aos médicos pelo “profissionalismo e resiliência diante de uma situação tão estressante” e informou que o paciente operado está bem.
+ Após terremoto devastador, vulcão Klyuchevskoy entra em erupção na Rússia
+ Terremoto em Kamchatka entra para os 10 mais fortes da história; veja lista
Impacto
Na manhã desta quarta, o Ministério das Situações de Emergência da Rússia anunciou, por meio de comunicado, que um terremoto de magnitude 8,8 atingiu Kamchatka, no leste do país. O incidente não deixou vítimas, mas destruiu parcialmente construções locais, como fachadas, chaminés e sistemas de ventilação.
O informe do ministério também repassou um aviso do Centro de Monitoramento e Alerta de Tsunami da província, indicando a aproximação de um maremoto próximo às ilhas de Paramushir e Shumshu, na região norte do arquipélago das Ilhas Curilhas.
A chegada do corpo d’água fez com que 60 turistas tivessem que ser resgatados na Praia de Khalaktrysky, em Kamchatka. Posteriormente, as autoridades informaram que o Tsunami atingiu o Oblast de Sakhalin, inundando parte do porto de Severo-Kurlisk e da zona pesqueira de Alaid.
Esse foi o terremoto mais forte registrado na costa leste russa desde 1982, segundo o Serviço Geofísico da Academia Russa de Ciências. Segundo os acadêmicos, é esperado que tremores secundários ocorram devido à intensidade do sismo desta manhã.
“Esses tremores podem causar oscilações de cinco a seis pontos em Petropavlovsk-Kamchatsky e representar um risco de tsunamis perigosos”, declarou o departamento.
O governador de Kamchatka, Vladimir Solodov, convocou uma reunião emergencial da comissão de prevenção e resposta a desastres, onde apresentou seus planos para reforçar o sistema de saúde e avaliar os edifícios residenciais.
O evento também teve repercussão em outras regiões do globo, com Japão, Chile, Estados Unidos e outros países com regiões costeiras voltadas ao Oceano Pacífico emitindo alertas de Tsunami.