VÍDEO: erupção no Monte Etna atrai multidão de turistas e caos atrapalha socorristas
Excesso de visitantes nos arredores do vulcão já causou uma série de acidentes, incluindo desaparecimentos e ferimentos

Desde que o Monte Etna entrou em erupção na Itália, no último dia 10, milhares de turistas lotaram suas encostas para assistir ao espetáculo de lava de um dos vulcões mais ativos do mundo. No entanto, a busca por registros exclusivos resultou em um verdadeiro caos na região, com visitantes, tanto italianos quanto estrangeiros, bloqueando ruas e atrapalhando os serviços de resgate, segundo as autoridades locais.
Em comunicado nas redes sociais, o chefe da Proteção Civil regional, Salvo Cocina, classificou a situação como “selvagem e extremamente perigosa”. Ele disse que as ruas estreitas foram tomadas por carros estacionados de forma desordenada, impedindo a passagem de ambulâncias e bombeiros. “Com a escuridão, a situação fica mais perigosa, com riscos de quedas e de pessoas afundando na neve”, ressaltou.
Prefeitos das cidades próximas ao vulcão impuseram restrições, como a proibição de se chegar a menos de 500 metros da lava. Mas os turistas continuam ignorando as recomendações. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram pessoas próximas do fluxo de lava, que derreteu a neve, formando um riacho.
@gianlucamusmeci76 Mai vista una cosa del genere prima di oggi. Dopo un piccolo accenno di esplosione dovuta al contatto tra lava e neve, abbiamo iniziato a sentire come un ribollire. All’improvviso, dalla base della colata, ma distante comunque qualche metro dal fronte, si è formato questo torrente di acqua che ha iniziato a scendere a valle, prima di inabissarsi nuovamente nelle viscere della terra. La qualità del video è quella di uno smartphone. Tengo a precisare che eravamo al fronte accompagnati da una guida vulcanologica, quindi in sicurezza. {#etna 14 febbraio 2025}
Os resultados da aglomeração não demoraram a aparecer. Na segunda-feira 17, oito pessoas, incluindo dois adolescentes, se perderam durante uma excursão e só foram encontradas horas depois. No domingo, um homem de 48 anos sofreu uma fratura no pé em uma queda e quatro outros desapareceram na noite anterior. O corpo de bombeiros foi acionado para as operações de resgate e para ajudar a conter o fluxo de visitantes na região.
What’s happening in Sicily – Italy is absolutely extraordinary
Mount Etna is erupting with its summit covered in snow
Here are some explorers skiing between snow and fire!
Unprecedented pic.twitter.com/l83jsBzLul
— Mambo Italiano (@mamboitaliano__) February 13, 2025
“Vi muitas fotos e vídeos de pessoas perigosamente perto da frente, até esquiando”, relatou o prefeito de Belpasso, Carlo Caputo. Ele ressaltou que, embora impressionante, ao interagir com a neve, a lava pode vaporizá-la instantaneamente e, com a energia libertada, lançar pedras e fragmentos para o ar.
A Itália, que abriga o maior número de patrimônios da Unesco no mundo, enfrenta cada vez mais problemas relacionados ao turismo de massa. No mês passado, a cidade de Roccaraso foi invadida por 260 ônibus transportando mais de 10 mil visitantes de Nápoles e da região vizinha da Campânia, atraídos por uma estrela do TikTok.