Vídeo: Enchente em Petra, uma das Sete Maravilhas, deixa ao menos 2 turistas mortos
Mãe e filho de nacionalidade belga faziam parte de um grupo de 18 visitantes no sítio arqueológico

Uma enchente repentina atingiu o sul da Jordânia no domingo, 4, instaurando caos e forçando a retirada de centenas de turistas que estavam no sítio arqueológico de Petra, Patrimônio da Humanidade da Unesco e uma das Sete Maravilhas do Mundo. Horas depois, nesta segunda, os corpos de uma mãe belga e seu filho foram recuperados, depois de desaparecerem durante o alagamento.
A mãe e a criança faziam parte de um grupo de 18 turistas que estavam em uma viagem, disse o governador local do distrito de Ma’an, Hassan al-Jabour, à emissora estatal Al-Mamlaka TV. Quatorze turistas, todos tchecos, foram resgatados no domingo.
A Autoridade de Desenvolvimento e Turismo da Região de Petra (PDTRA) confirmou a evacuação de centenas de turistas. Alguns relatos indicam que cerca de 1.800 turistas precisaram ser resgatados.
Equipes de resgate localizaram duas das crianças vivas na noite de domingo, disse al-Jabour. A operação de busca e resgate foi suspensa por volta das 2h devido às condições climáticas e ao terreno complicados.
Fortes chuvas começaram depois que condições fortes de baixa pressão atingiram o sul da Jordânia, transformando rapidamente os vales ao redor de Petra em rios e inundando a passagem de Siq, a entrada principal e estreita do sítio arqueológico.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostraram turistas em pânico tentando chegar a pontos mais altos enquanto rios desciam pelas formações rochosas do sítio arqueológico.
Petra, construída há cerca de 2.300 anos pelo reino nabateu e uma das Sete Maravilhas do Mundo, é esculpida em penhascos e ravinas de arenito, onde os níveis de água podem subir rapidamente e surpreender os visitantes.