Vídeo: Cidade japonesa realiza treinamento após recentes ataques de ursos em todo o país
Segundo especialistas, aumento dos ataques se deve à escassez de alimentos básicos na dieta dos ursos

Devido a recorrentes ataques de ursos em diferentes locais do Japão, autoridades estão realizando exercícios de treinamento para que a população saiba como agir em caso de encontros com o animal. Em Tochigi, cerca de 100 quilômetros de Tóquio, um grupo se reuniu nesta segunda-feira, 22, segundo a agência de notícias Associated Press.
Um vídeo feito pela emissora japonesa NHK em Aizuwakamatsu, na província de Fukushima, mostra um treinamento de 2022 que ilustra como a polícia ensina moradores. Chamou atenção, claro, o fato de um policial estar vestido de urso.
福島県内の住宅地などにクマが出て人への被害が相次ぐなか、市街地近くにクマが出没したという想定で、警察や猟友会などの関係機関が連携して、対応の手順を確認する初の訓練が会津若松市で行われました。https://t.co/Qw4azJLJyc#nhk_video pic.twitter.com/Iv0UmN2wjf
— NHKニュース (@nhk_news) October 21, 2022
Um aumento em ataques de ursos a moradores foi registrado neste mês de julho. No dia 4, uma mulher de 81 anos foi morta por um urso preto na província de Iwate, nordeste do Japão. Mais uma vítima surgiu no dia 12, quando um entregador de jornais foi mordido até a morte e depois arrastado para dentro de arbustos, onde seu corpo foi encontrado. Três dias depois, em 15 de julho, duas idosas foram atacadas em incidentes separados: uma na região de Aomori, no norte do país, e outra em Nara, ao sul.
Para especialistas, o aumento dos ataques se deve à escassez de alimentos básicos na dieta dos ursos, que muitos atribuem à crise climática. Visando conter o número crescente de incidentes em áreas residenciais, o governo japonês relaxou suas leis de caça em abril, permitindo que os ursos sejam abatidos em áreas urbanas caso haja ameaça à vida humana.