Vídeo: Brigitte dá ‘tapa’ no rosto de Macron e governo francês minimiza: ‘briguinha de casal’
Ao perceber que estava sendo filmado, presidente francês tentou contornar a situação, sorrindo e acenando para as câmeras

Um vídeo que mostra a primeira-dama da França, Brigitte Macron, empurrando bruscamente o rosto do presidente Emmanuel Macron enquanto o casal estava prestes a desembarcar no aeroporto do Vietnã para uma visita oficial na noite deste domingo 25 viralizou nas redes sociais, instigando especulações sobre uma possível crise no relacionamento do chefe de Estado.
As imagens, gravadas pela agência de notícias Associated Press, mostram o presidente francês sendo empurrado no rosto e no queixo pela esposa, sem que ela seja vista por inteiro, no que parece ser um pequeno tapa.
No vídeo é possível quer que, ao perceber que estava sendo filmado, Macron tenta contornar a situação, sorrindo e acenando para as câmeras. Em seguida, o chefe de Estado francês estende o braço para Brigitte enquanto o casal desce do avião para se encontrar com as autoridades vietnamitas, mas a esposa não o aceita o gesto e opta por segurar no corrimão.
O Palácio do Eliseu inicialmente negou a veracidade do vídeo, sugerindo que as imagens haviam sido geradas por inteligência artificial, antes que elas fossem autenticadas. Na segunda-feira, o gabinete do presidente francês tentou minimizar o incidente, afirmando se tratar de uma “briguinha de casal”.
Macron “adora fazer piadas sobre a esposa antes desses momentos, quando estão prestes a iniciar uma sequência oficial. E ela sempre reage assim”, disse a comitiva presidencial à agência de notícias AFP.
“É um momento de cumplicidade. Isso não foi suficiente para dar aos teóricos da conspiração nada para mastigar”, acrescentou a comitiva, atribuindo os comentários negativos principalmente à mídia pró-Rússia.
Após os comentários do governo francês, Macron disse na tarde de segunda-feira que “todos precisam se acalmar”, citando outros vídeos envolvendo sua imagem que viralizaram recentemente.
“Minha esposa e eu estávamos brincando, como fazemos com frequência (…) Durante três semanas, houve pessoas que assistiram aos vídeos e acharam que eu compartilhei um pacote de cocaína, que tive uma discussão mano a mano com o presidente turco e que agora estou tendo uma briga doméstica com minha esposa. Nada disso é verdade “, disse o presidente francês, citando outros boatos, já desmentidos, que circularam.