Vestes e lema de papa Leão XIV realçam escolhas divergentes das de Francisco
Em 2013, o argentino Jorge Mario Bergoglio se apresentou ao mundo como pontífice usando uma batina simples branca e nada mais
O papa Leão XIV se apresentou ao público pela primeira vez ao realizar um discurso da sacada da Basílica de São Pedro, nesta quinta-feira, 8, diante de uma multidão de centenas de milhares. Em sua fala inaugural, mostrou várias convergências com Francisco e prestou homenagem ao falecido pontífice, emocionando o público. Mas suas vestes e o lema que escolheu marcam diferenças em relação ao seu antecessor.
Em 2013, quando foi eleito pelo conclave daquele ano, Francisco escolheu apresentar-se ao mundo vestindo uma simples batina branca (a longa túnica dos padres) e sem paramentos – como a estola sacerdotal, pano longo e estreito que vai sobre os ombros, ou a capa pluvial –, sendo considerado o único papa na história a fazê-lo.
Leão XIV já marcou uma diferença significativa em relação a ele. Em sua primeira aparição pública na Loggia de São Pedro após sua eleição, ele usou a mozeta papal, ou seja, uma capa vermelha curta fechada com botões, sobre a tradicional batina branca.
O novo líder da Igreja Católica também escolheu usar uma estola decorada com cruzes e bordados, sobre a batina. O paramento é um símbolo da autoridade sacerdotal e representa o poder conferido ao papa e aos padres em seu ministério. Seu uso lembra a passagem do Evangelho “Meu jugo é suave e meu fardo é leve”, dita por Jesus, e é também um sinal de dignidade e serviço: destaca o papel do pontífice como guia espiritual.
O lema
O lema escolhido pelo cardeal americano Robert Francis Prevost ao tornar-se papa foi “In Illo uno unum” (em um só Cristo somos um, em tradução do latim). O de Francisco, por sua vez, foi “Miserando atque eligendo“, uma referência à passagem do Evangelho sobre o chamado de Mateus por Cristo, que o convocou – precisamente – “olhando-o com amor e o escolhendo”.
Três batinas prontas
O novo pontífice tinha três vestes de tamanhos diferentes disponíveis, preparadas pelo alfaiate papal Raniero Mancinelli, que veste o chefe do Vaticano há décadas. A batina branca é feita de lã italiana leve, com uma faixa branca e o tradicional solidéu branco, isto é, o pequeno chapéu redondo.
Além disso, Leão XIV recebeu a cruz peitoral com cordão de ouro (a de Francisco era de ferro) e, durante a missa de inauguração, usará o Anel do Pescador, símbolo de seu papel como sucessor de Pedro, a quem Jesus disse: “Eu farei de você um pescador de homens”.
Psol aciona Nikolas na PGR após bolsonarista sugerir sequestro de Lula
Captura de Maduro: ministro da Defesa da Venezuela afirma que EUA mataram seguranças
Trump afirma que vice de Maduro coopera, mas número dois do chavismo exige libertação do presidente
Maduro buscou rota de fuga no Leste Europeu; Rússia e China recalculam apoio após ação dos EUA
A reação do filho de Nicolás Maduro à prisão dos pais







