PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

‘Vergonha brasileira’: Projeção em prédio da ONU em NY critica Bolsonaro

Ativistas pró-democracia fazem intervenção horas antes do presidente do Brasil discursar na Assembleia Geral das Nações Unidas

Por Da Redação
Atualizado em 20 set 2022, 09h50 - Publicado em 20 set 2022, 09h40

Um grupo de ativistas pró-democracia fez uma intervenção no prédio das Nações Unidas em Nova York nesta terça-feira, 20, horas antes do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) discursar na abertura da 77ª Assembleia Geral. Imagens projetadas mostraram fotos de Bolsonaro legendadas com críticas como “liar” (mentiroso), “disgrace” (desgraça) e “Brazilian shame” (vergonha brasileira).

A intervenção ficou visível de longe, já que o edifício tem 39 andares e 155 metros de altura. As imagens foram projetadas de madrugada em quatro das línguas oficiais das Nações Unidas – inglês, francês, espanhol e mandarim –, além do português.

A iniciativa veio da US Network for Democracy in Brazil (Rede nos Estados Unidos pela Democracia no Brasil), que reúne acadêmicos de mais de 50 universidades americanas, ativistas e organizações da sociedade civil. Entre elas, a Coalizão Negra por Direitos e a Associação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).

+ O que esperar do discurso de Bolsonaro na ONU nesta terça-feira

Continua após a publicidade

Bolsonaro vai passar mens de 24 horas em Nova York, menos de duas semanas das eleições presidenciais. Ele chegou à cidade pouco antes das 20h (21h de Brasília), na segunda-feira, 19.

Nesta terça, o presidente abrirá os discursos da Assembleia Geral antes de almoçar, em uma churrascaria brasileira, com apoiadores que viajaram em esquema de caravana de outras cidades americanas.

+ Viagem de Bolsonaro a Londres é mais um tiro no pé do presidente

Continua após a publicidade

Além da intervenção, o prédio das Nações Unidas – projetado pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer e pelo franco-suíço Le Corbusier –, deve virar campo de batalha entre bolsonaristas e ativistas pró-democracia, que devem protestar contra a visita e o discurso de Bolsonaro.

Em outras passagens de Bolsonaro por Nova York para o evento das Nações Unidas, também ocorreram intervenções com críticas ao presidente. No ano passado, um caminhão com telões o chamou de “criminoso climático”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.