Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Vendaval derruba palco em evento de campanha no México e mata 9 pessoas

Outras 54 pessoas ficaram feridas depois que uma rajada de vento atingiu comício do candidato à presidência Jorge Álvarez Máynez

Por Da Redação
Atualizado em 23 Maio 2024, 10h57 - Publicado em 23 Maio 2024, 10h53

Um forte vendaval atingiu um evento de campanha eleitoral no estado de Nuevo León, no norte do México, na noite de quarta-feira 22, deixando nove mortos e pelo menos 54 feridos. O incidente ocorre na reta final das eleições, apenas dez dias antes dos mexicanos irem às urnas.

O palco montado para o evento de campanha do candidato à presidência Jorge Álvarez Máynez, do partido Movimento dos Cidadãos, considerado um nome marginal na disputa dominada por Claudia Sheinbaum, a herdeira do atual presidente populista Andrés Manuel López Obrador, e Xóchitl Gálvez, também do Movimento dos Cidadãos.

A estrutura, que incluía uma grande tela de vídeo, desmoronou devido uma rajada de vento na cidade de San Pedro Garza García e caiu sobre as pessoas que estavam no palco e em uma parte da área da plateia. “O que passamos aconteceu em apenas alguns segundos: veio um vendaval, um vento repentino e, infelizmente, desmoronou o palco, resultando em um acidente fatal”, disse Álvarez à agência de notícias Reuters.

Continua após a publicidade

Resgate e clima

O governador do estado, Samuel García Sepúlveda, afirmou que uma operação de resgate foi iniciada para salvar as pessoas que ficaram presas sob a estrutura colapsada. Segundo ele, um menor de idade morreu e alguns feridos precisaram passar por cirurgias. 

Álvarez foi encaminhado para o hospital, mas disse que não se feriu durante o incidente. 

O serviço meteorológico do México havia previsto ventos fortes na região, com rajadas de até 70 km/h hora nesta quarta-feira. Álvarez disse que a estrutura do evento foi verificada pela Defesa Civil antes do incidente, mas que “as condições meteorológicas eram muito atípicas”.

Continua após a publicidade

Eleições no México

Álvarez Máynez aparece em terceiro lugar nas pesquisas eleitorais e tem poucas chances de vencer a disputa, que é liderada por Claudia Sheinbaum, ex-prefeita da Cidade do México e aliada de AMLO, e Xochitl Gálvez, ex-senadora que representa a coalizão da oposição. Com as duas candidatas muito à frente nas pesquisas, o México certamente elegerá sua primeira presidente mulher na votação que acontece no dia 2 de junho.

As eleições no México estão sendo marcadas por um aumento histórico da violência política, com pelo menos 16 candidatos assassinados e outros 28 atacados, de acordo com dados do grupo de pesquisa Data Cívica. 

Álvarez cancelou todas as suas atividades de campanha após o incidente e afirmou que permanecerá no estado para acompanhar o estado das vítimas e o desenrolar da situação. “Temos que ter solidariedade, não há nada que possa reparar um acidente, um dano dessa natureza, e [as pessoas] não estarão sozinhas nesta tragédia”, disse o candidato.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.