Vaticano divulga horários das fumaças que anunciarão novo papa; veja cronograma
Conclave começa nesta quarta-feira

O Vaticano divulgou nesta terça-feira, 6, os horários das votações que marcarão o conclave, processo secreto em que será escolhido o novo líder da Igreja Católica. O momento mais aguardado acontece por volta das 14h, no horário de Brasília, quando a primeira fumaça sairá da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano — preta, se os cardeais ainda não chegaram a um nome; ou branca, se o novo pontífice já tiver sido escolhido.
A votação reúne 133 cardeais votantes, que são isolados sob regras rigorosas de sigilo absoluto. Para ser eleito, o candidato precisa obter dois terços dos votos — ou seja, ao menos 89 votos. O conclave será presidido pelo cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado da Santa Sé, em substituição ao decano Giovanni Battista Re, de 91 anos.
O cronograma prevê uma única votação nesta quarta-feira. É pouco provável que a primeira votação resulte na eleição. Desde que o atual modelo de conclave foi instituído, nunca houve decisão já no primeiro dia.
A partir de quinta-feira, 8, os cardeais votarão até quatro vezes por dia, com possíveis fumaças ao longo do dia. Segundo o Vaticano, os horários aproximados para as sinalizações são:
Na quarta-feira, a votação será realizada às 14h, sendo a única prevista para o dia. Na quinta-feira, a primeira votação será por volta das 5h30, seguida de uma segunda às 7h. A terceira está prevista para as 12h30, e a quarta, para as 14h.
Se não houver escolha até o terceiro dia, o processo é interrompido por 24 horas para oração e reflexão. A medida busca dar aos cardeais tempo para redirecionar as negociações e buscar consenso.