Vaticano condena poliamor e diz que casamento é ‘uma unidade composta por duas pessoas’
Nota estabeleceu que, em uma relação, as duas pessoas decidem se entregar uma à outra e que, caso não haja exclusividade, não há respeito pelo parceiro
O Vaticano alertou nesta terça-feira, 25, contra o poliamor e defendeu que o casamento é uma “uma unidade indissolúvel”. A nota doutrinal do Dicastério para a Doutrina da Fé (DDF), aprovada pelo papa Leão XIV, tem como título “Una caro. In Praise of Monogamy” (algo como “Uma carne. Em Louvor à Monogamia” em tradução livre). O texto estabeleceu que, em uma relação, as duas pessoas decidem se entregar uma à outra e que, caso não haja exclusividade, não há respeito pela dignidade do parceiro.
Ao longo de sete capítulos, o documento argumentou que a monogamia não deve ser vista como uma limitação, mas como “a possibilidade de um amor que se abre para a eternidade”, de acordo com o Vatican News, portal de notícias da Santa Sé. A ideia é que “o pertencimento mútuo próprio do amor recíproco exclusivo exige um cuidado delicado, um temor sagrado de violar a liberdade do outro, que possui a mesma dignidade e, portanto, os mesmos direitos”.
+ Jesus não voltou: Vaticano nega que Cristo tenha aparecido dezenas de vezes na França
Além disso, a nota apontou que aquele que ama entende que “o outro não pode ser usado como meio para resolver as próprias frustrações” e advertiu sobre casos de abuso dentro do matrimônio, condenando “as muitas formas de desejo doentio que levam à violência explícita ou sutil, à opressão, à pressão psicológica, ao controle e, em última instância, à asfixia”.
O texto também salientou que a sexualidade une “corpo e alma”, não uma válvula de escape. É definida como “um dom maravilhoso de Deus” compartilhado por duas pessoas, que pode levar ao nascimento de filhos, “embora isso não signifique que todo ato sexual deva visar explicitamente à procriação”. Por fim, o documento determinou que “todo casamento autêntico é uma unidade composta por duas pessoas, que requer uma relação tão íntima e totalizante que não pode ser compartilhada com outros”.
O motivo da separação de Ivete Sangalo e Daniel Cady
Tropas russas na Venezuela: um complicador para os EUA – e o Brasil
‘Me arrependo de gritar mito’, diz deputado pastor que abandonou bolsonarismo
MPF denuncia caminhoneiros que bloquearam principal rodovia do país para pedir golpe
Regina Duarte derruba audiência da Globo com reprise de ‘Rainha da Sucata’







