Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Ursa polar perdida é levada a zoológico da Sibéria para ser tratada

Animal se perdeu enquanto procurava comida em uma cidade siberiana, há milhares de quilômetros de seu habitat natural, no Ártico

Por Reuters Atualizado em 21 jun 2019, 17h47 - Publicado em 21 jun 2019, 16h43

Uma ursa polar faminta, que foi recolhida na última segunda-feira, 17, após se perder e ir parar em uma cidade Norilsk, no norte da Rússia, a centenas de quilômetros de seu habitat natural do Ártico, foi levada a um zoológico da cidade siberiana de Krasnoyarsk nesta sexta-feira, 21, para ser tratada.

A fêmea de dois anos apareceu, esfomeada e exausta, em Norilsk, cidade do norte russo produtora de níquel, no domingo. Ela adoeceu e quase morreu depois de procurar alimento em uma pilha de lixo e precisava de tratamento urgente, segundo informou a petroleira Rosneft, que atua na região, em comunicado. A empresa informou que participou da operação para transportar a ursa de Norilsk a Krasnoyarsk. “A ursa está recebendo todo o tratamento necessário e alimentação saudável”, afirmou.

A mudança climática vem danificando os habitats no gelo marítimo em que os ursos polares vivem e obrigando-os a buscar alimentos em terra com maior frequência, o que os coloca em contato com pessoas e áreas habitadas.

Não ficou claro como o animal foi parar em Norilsk, mas Oleg Krashevsky, especialista local em vida selvagem que viu a ursa, disse ser possível que ela tenha simplesmente se perdido. Ele contou que o animal estava com os olhos úmidos, o que pode significar que não enxerga bem. Krashevsky acrescentou que não está claro o que será feito com a ursa, já que ela parece fraca demais para ser levada de volta ao seu habitat natural.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.