Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Ucranianos marcam 1.000 dias de guerra com memorial não oficial

Praça da Independência em Kiev viu crescer monumento improvisado, com bandeiras e retratos daqueles que perderam suas vidas no conflito com a Rússia

Por Da Redação 18 nov 2024, 12h54

Um memorial improvisado em homenagem ao marco de 1.000 dias desde a invasão da Rússia ao território ucraniano tomou conta da Praça da Independência, na capital da Ucrânia, Kiev, nesta segunda-feira, 18. O local agora exibe milhares de bandeiras do país, cada uma representando um soldado que perdeu a vida no conflito. 

O santuário foi criado por familiares e amigos das vítimas, movidos pela necessidade de honrar seus entes queridos na ausência de um monumento oficial do governo. Estimativas apontam que cerca de 80 mil soldados ucranianos morreram em combate.

As primeiras bandeiras começaram a surgir no gramado da praça em maio de 2022, logo as forças russas tentarem invadir Kiev – e falharem –, no início da guerra, de acordo com a agência de notícias The Associated Press. Desde então, o número de bandeiras só aumentou. 

Local de luto

Antes da invasão da Rússia, a Praça da Independência era um ponto de lazer, onde turistas e habitantes locais se reuniam para tirar fotos e passear durante os finais de semana. Agora, além das bandeiras, retratos das vítimas da guerra e flores tomaram conta do local, transformando a praça em um ponto de memória e luto.

O memorial cresce a cada dia, atraindo soldados e famílias que percorrem longas distâncias para se reunir na Praça da Independência e prestar suas homenagens. Próximo à profusão de bandeiras, cerimônias fúnebres ocorrem quase diariamente, seguidas de longos momentos de silêncio.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.