Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Ucrânia reconhece ‘calmaria’ após ataque contra bases de mísseis da Rússia

Países do Ocidente permitiram há poucas semanas que Kiev usasse armas entregues por aliados para atingir território russo

Por Da Redação
Atualizado em 12 jun 2024, 12h34 - Publicado em 11 jun 2024, 15h18

O prefeito de Kharkiv, Ihor Terekhov, reconheceu nesta terça-feira, 11, que o número de ataques à cidade no leste da Ucrânia diminuiu desde que forças ucranianas atingiram lançadores de mísseis russos com armas fornecidas pelo Ocidente.

“Houve uma interrupção nos bombardeios, o que acredito estar relacionado ao fato de que o equipamento com o qual Kharkiv estava sendo bombardeada foi atingido com sucesso”, disse Terekhov.

A fala do prefeito aconteceu durante uma conferência em Berlim que busca incentivar o apoio e o investimento europeus na Ucrânia, onde o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, também esteve presente. 

Há quase duas semanas, os Estados Unidos e outras nações ocidentais permitiram que a Ucrânia utilizasse suas armas para atingir alvos dentro do território russo próximo à Kharkiv, segunda maior cidade ucraniana que se tornou alvo de ataques russos constantes em maio. 

Ofensiva russa

O Ministério da Defesa russo afirmou ter assumido o controle da áreas de  Tymkiv, na região de Kharkiv, e Miasozharivka, na região de Luhansk, na segunda-feira, 10. As autoridades ucranianas relataram mais cinco mortes em bombardeios russos nas últimas 24h, sendo quatro em Kharkiv.

Continua após a publicidade

No entanto, Zelensky disse que as atividades de contra-ataque seguem firmes na região de Kharkiv e Terekhov alega que, apesar dos bombardeios contra a região terem se tornado mais frequentes nos últimos dois dias, a situação está “mais calma” no geral. 

“Em comparação com maio, vivemos uma semana mais ou menos calma até domingo… Portanto, tem sido um pouco mais calmo, mas não posso dizer que tenha sido completamente assim”, acrescentou o prefeito. 

Durante seu discurso na conferência alemã, o presidente ucraniano criticou a retórica pró-Rússia em ascensão na União Europeia após o alto índice de votos em partidos de extrema direita de diversos países nas eleições do Parlamento Europeu.

“Vamos acabar com esta guerra por interesse de todos nós, de toda a Europa. Terminaremos esta guerra de acordo com as nossas condições”, disse Zelensky.

Continua após a publicidade

Baixe o aplicativo de VEJA para Android e iOS gratuitamente nos links abaixo e fique por dentro das principais notícias do dia:

Aplicativo VEJA para Android

Aplicativo VEJA para iOS

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.